/

NASA descobre galáxia semelhante à nave espacial de Darth Vader

NASA's Goddard Space Flight Center

A NASA divulgou recentemente imagens de uma galáxia distante, descoberta em 2015, muito semelhante a um caça da frota de Darth Vader.

As imagens da galáxia TXS 0128+554, descoberta em 2015, foram tornadas públicas na passada terça-feira pela agência espacial norte-americana NASA – e lembram uma nave dos filmes Star Wars.

Localizada a 500 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Cassiopeia, a TXS 0128+554 possui um buraco negro supermassivo no centro, cuja massa é mil milhões de vezes superior à do Sol, e deve a sua luminosidade à emissão de raios gama.

A equipa classifica esta galáxia como ativa, o que significa que emite uma quantidade de luz extra muito mais forte do que é aquela que é providenciada por todas as suas estrelas. A energia emitida inclui radiofrequências, assim como raios-x e gama.

De acordo com a Sputnik, algumas frequências de emissão fazem um efeito que fazem lembrar a nave espacial Tie Fighter.

Os cientistas envolvidos no estudo, publicado no The Astrophysical Journal, observou a galáxia a partir de várias fontes, incluindo o telescópio espacial de raios gama Fermi. “Ampliamos a imagem da galáxia um milhão de vezes utilizando frequências de rádio, e mapeamos a sua forma ao longo do tempo”, explicou Matthew Lister, da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

“A primeira vez que vi os resultados pensei imediatamente que se parecia com a nave Tie Fighter, de Darth Vader, do episódio IV de Star Wars. Foi uma surpresa divertida.”

A descoberta ajudou os investigadores a perceber que o formato da galáxia muda tendo em conta a radiofrequência utilizada. De acordo com os cientistas, só ao ser observada a partir de 6,6 GHz é que a TXS 0128+554 assume uma forma semelhante a um TIE Fighter.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.