Milionário fugitivo do “Lava Jato” vive em casa de luxo no Porto

José Carlos Lavouras é um dos acusados da operação “Lava Jato”, que conseguiu fugir do Brasil antes de ser preso. O milionário foi encontrado por um jornalista brasileiro a viver numa casa luxuosa no Porto.

A justiça brasileira tentou extraditar o luso-brasileiro José Carlos Lavouras, mas o Estado português recusou. Agora, o “chefe da máfia os ónibus do Rio de Janeiro”, como é conhecido no outro lado do Atlântico, leva uma vida de luxo no Porto, com uma casa na Boavista e um motorista privado.

O Ministério Público português abriu dois inquéritos a José Carlos Lavouras por suspeitas de branqueamento de capitais, mas a sua defesa alega que as sociedades em Portugal não têm nada a ver com o caso “Lava Jato” no Brasil.

O empresário luso-brasileiro é agora um dos donos de duas empresas em Portugal: a Gondomarense e a Águas de Carvalhelhos. No Brasil, Lavouras liderava a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e é acusado do pagamento de 133 milhões de euros em subornos a políticos.

Num caso derivado da Lava Jato, o Observador destaca que o empresário é acusado de ter criado um “saco azul” com outros empresários do setor dos transportes para fazerem os subornos. O objetivo seria conseguir benefícios fiscais e aumentos nas tarifas dos transportes.

O esquema de corrupção montado terá garantido a José Carlos Lavouras um valor de 40 milhões de reais, cerca de 9,2 milhões de euros.

Um jornalista brasileiro da Globo encontrou Lavouras a viver numa casa no Porto, avaliada em 800 mil euros. Segundo o jornal Sol, a habitação tem quatro quartos e está registada no nome da mãe do empresário. Além disso, Lavouras desloca-se pela cidade num carro de luxo, sempre acompanhado por um motorista privado.

Em julho de 2017 foi decretada prisão preventiva ao empresário luso-brasileiro, que ainda chegou a ser detido pela PJ. Porém, a dupla nacionalidade fez com que o Tribunal da Relação do Porto tivesse de o libertar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como isto anda…
    O normal era o Brasil dar guarida aos bandidos (brasileiros, portugueses, etc) que fugiam de Portugal; agora já há bandidos brasileiros que fogem para Portugal!…

RESPONDER

Governo britânico descarta referendo à independência da Escócia antes de 2024

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não vai autorizar um novo referendo à independência da Escócia antes das próximas eleições gerais, previstas para 2024, afirmou esta quarta-feira o ministro de Estado britânico, Michael Gove. Em entrevista ao …

PSD quer revogar regime de libertação de reclusos após fim da vacinação nas prisões

O PSD entregou esta quarta-feira um projeto-lei que pretende revogar, a partir de 1 de julho, o regime excecional de libertação de presos, associado a uma resolução para que todos os reclusos sejam vacinados até …

Reforma eleitoral promovida por Joe Biden travada no Senado dos EUA

A reforma eleitoral promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden, considerada a maior das últimas décadas, foi travada no Senado dos Estados Unidos pela oposição do partido republicano. Em votação na câmara alta do Congresso na tarde …

PJ detém cinco pessoas acusadas de raptarem criança de 13 anos para a obrigar a casar

A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira de madrugada, três homens e duas mulheres suspeitos de terem raptado uma criança de 13 anos para a obrigar a casar com um rapaz da mesma idade. Os cinco detidos …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Ana Paula Vitorino já tem luz verde para liderar AMT

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) aprovou a escolha da ex-ministra do Mar e atual deputada Ana Paula Vitorino para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), …

"Pensão na Hora". Dez mil portugueses pediram reforma aprovada em 24 horas

A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do "Pensão na Hora", mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois. A ferramenta digital "Pensão na Hora" está disponível há cerca de quatro …

Depois da nega de Costa, associações da Cultura foram recebidas por Marcelo

O Presidente da República reuniu-se, esta terça-feira, com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos. "Estivemos em Belém …

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …

PAN quer proibir animais de companhia acorrentados e em varandas

O PAN quer proibir os donos de animais de companhia de os acorrentarem permanentemente ou os colocarem em varandas por largos períodos de tempo, através de um projeto de lei entregue hoje na Assembleia da …