Milionário fugitivo do “Lava Jato” vive em casa de luxo no Porto

3

José Carlos Lavouras é um dos acusados da operação “Lava Jato”, que conseguiu fugir do Brasil antes de ser preso. O milionário foi encontrado por um jornalista brasileiro a viver numa casa luxuosa no Porto.

A justiça brasileira tentou extraditar o luso-brasileiro José Carlos Lavouras, mas o Estado português recusou. Agora, o “chefe da máfia os ónibus do Rio de Janeiro”, como é conhecido no outro lado do Atlântico, leva uma vida de luxo no Porto, com uma casa na Boavista e um motorista privado.

O Ministério Público português abriu dois inquéritos a José Carlos Lavouras por suspeitas de branqueamento de capitais, mas a sua defesa alega que as sociedades em Portugal não têm nada a ver com o caso “Lava Jato” no Brasil.

O empresário luso-brasileiro é agora um dos donos de duas empresas em Portugal: a Gondomarense e a Águas de Carvalhelhos. No Brasil, Lavouras liderava a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e é acusado do pagamento de 133 milhões de euros em subornos a políticos.

Num caso derivado da Lava Jato, o Observador destaca que o empresário é acusado de ter criado um “saco azul” com outros empresários do setor dos transportes para fazerem os subornos. O objetivo seria conseguir benefícios fiscais e aumentos nas tarifas dos transportes.

O esquema de corrupção montado terá garantido a José Carlos Lavouras um valor de 40 milhões de reais, cerca de 9,2 milhões de euros.

Um jornalista brasileiro da Globo encontrou Lavouras a viver numa casa no Porto, avaliada em 800 mil euros. Segundo o jornal Sol, a habitação tem quatro quartos e está registada no nome da mãe do empresário. Além disso, Lavouras desloca-se pela cidade num carro de luxo, sempre acompanhado por um motorista privado.

Em julho de 2017 foi decretada prisão preventiva ao empresário luso-brasileiro, que ainda chegou a ser detido pela PJ. Porém, a dupla nacionalidade fez com que o Tribunal da Relação do Porto tivesse de o libertar.

ZAP //

3 Comments

  1. Como isto anda…
    O normal era o Brasil dar guarida aos bandidos (brasileiros, portugueses, etc) que fugiam de Portugal; agora já há bandidos brasileiros que fogem para Portugal!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.