Astrónomos detetam estranho flash ultravioleta após explosão de supernova

ZTF / Noroeste / Caltech

Flash ultravioleta da supernova SN2019yvq

Cientistas norte-americanos detetaram um flash ultravioleta pouco comum numa anã branca. Apesar de ainda não saberem o motivo, este clarão de luz pode ajudar a entender mais o fenómeno da matéria escura.

Astrofísicos da Universidade do Noroeste, nos Estados Unidos, detetaram um flash de luz ultravioleta numa anã branca, a SN2019yvq, a cerca de 140 milhões de anos luz de distância.

O fenómeno, que acontece pela segunda vez na história, pode dar aos cientistas pistas importantes sobre o que leva ao desaparecimento destas antigas e deterioradas estrelas. O artigo científico com os resultados foi publicado recentemente no The Astrophysical Journal.

O investigador Adam Miller explicou, citado pelo Science Alert, que este tipo de explosão é comum no Universo, embora a explosão de uma supernova acompanhada de um flash de luz ultravioleta não o seja.

“A maioria das supernovas não é assim tão quente, pelo que não é possível detetar a radiação UV [ultravioleta] muito intensa”, disse. “Algo de anormal aconteceu com esta supernova para criar um fenómeno tão quente.”

Os astrónomos têm procurado um clarão de luz ultravioleta durante vários anos, mas “nunca o encontraram”. “Esta é apenas a segunda vez que um clarão UV é detetado em conjunto com uma supernova”.

A equipa de cientistas ainda desconhece a razão por trás do evento, mas avança quatro hipóteses. A primeira prende-se com o facto de esta anã branca ter-se tornado instável depois de consumir material estelar de uma estrela companheira num sistema binário, fruto de uma colisão de material entre as duas estrelas. O choque poderá ter desencadeado o clarão de luz ultravioleta.

Os astrónomos suspeitam também de que pode ter havido um aumento dramático do calor devido à mistura entre o núcleo interno e as camadas externas da anã branca. A terceira hipótese também está relacionada com o aumento de calor, mas desencadeado pelo hélio, que pode ter feito com que o carbono na estrela entrasse em ignição.

Por último, a equipa sugere que a explosão pode ter ocorrido como resultado de uma fusão de duas anãs brancas. Só o futuro dirá realmente o que aconteceu: “Com a passagem do tempo, o material ejetado pela explosão vai-se mover, e à medida que essa camada fica mais fina, poderemos observar mais fundo.”

Um dos benefícios do estudo da SN2019yvq será tentar desvendar algumas das incógnitas em torno da matéria escura, incluindo a natureza da expansão do Universo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …