Físicos descobrem como criar matéria e antimatéria a partir da luz

(dr) Extreme Plasma Physics / IST

Conceito de artista de um conversor luz-matéria-luz em cascata CEQ

Conceito de artista de um conversor luz-matéria-luz em cascata CEQ

Uma equipa de investigadores russos anunciou ter conseguido calcular a forma de criar matéria e antimatéria a partir da luz.

Criar matéria e antimatéria era até hoje um acontecimento habitualmente apenas observável em filmes de ficção científica – e raramente com bons resultados.

Mas agora, uma equipa de investigadores do Instituto de Física Aplicada da Academia Russa de Ciências anunciou ter conseguido calcular a forma de criar matéria e antimatéria usando lasers.

Tal significa que, ao focar pulsos de laser de alta potência, os investigadores poderão em breve ser capazes de criar matéria e antimatéria a partir da luz.

A luz é feita de fotões de alta energia. Quando estes fotões de alta energia passam por campos eléctricos fortes, perdem radiação suficiente para se tornarem raios gama e criarem pares de electrão e positrão, gerando assim um novo estado da matéria.

Um campo eléctrico forte pode, de modo geral, “ferver o vácuo”, que é cheio de “partículas virtuais”, tais como pares de electrões e positrões.

Um destes campos pode converter estas partículas de um estado virtual, em que elas não são directamente observáveis, a um estado real, explica à Newswise o físico Igor Kostyukov, investigador do Instituto de Física Aplicada da Academia das Ciências da Rússia e um dos autores do estudo.

Cascata de eletrodinâmica quântica

A teoria é baseada na ocorrência de uma Cascata de Electrodinâmica Quântica, CEQ, uma série de processos que se inicia com electrões e positrões acelerados num campo de laser. Seguidamente, ocorre a libertação de fotões de alta energia, electrões e positrões.

À medida que os fotões de alta energia decaem, são produzidos pares de electrões e positrões. Essencialmente, uma CEQ irá conduzir à produção de fotões de plasma de alta energia.

Apesar de explicar perfeitamente o fenómeno, a teoria ainda tem que ser observada em condições de laboratório.

Com base na teoria da cascata de electrodinâmica quântica, investigadores analisaram, através de simulações numéricas, a forma pulsos de laser intensos iriam interagir com uma lâmina.

Surpreendentemente, descobriram que foram produzidos mais fotões de alta energia por positrões contra electrões.

NASA Astrophysics / Wikimedia

-

Se pudéssemos produzir um grande número de positrões através de uma experiência correspondente, poderíamos concluir que a maioria foi gerada através de uma cascata CEQ.

Pode parecer complicado (provavelmente, porque é), mas a conclusão que podemos tirar é que a descoberta deve abrir novas perspectivas sobre a forma como podemos produzir matéria e antimatéria de forma eficiente e rentável – alterando significativamente, por exemplo, a forma como alimentamos as nossas naves espaciais.

Actualmente, o custo de produção e armazenamento da antimatéria não é nada bom. Fazer 1 grama de antimatéria exige aproximadamente 25 mil biliões de quilowatts-hora de energia, e mais de mil biliões de dólares.

A metodologia proposta no estudo, recentemente publicado na revista Physics of Plasmas, oferece uma forma mais barata de fazer antimatéria.

Lança também uma luz diferente sobre as propriedades de diferentes tipos de interacções, que poderiam eventualmente abrir o caminho para aplicações práticas, incluindo o desenvolvimento de ideias avançadas para fontes de laser mais brilhantes do que qualquer outra disponível actualmente.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A anti-matéria já tinha sido observada nos aceleradores de partículas mas em quantidades tão pequenas que apenas podiam ser observadas nos mapas que refletiam as diferentes partículas que resultavam quando outras colidiam, e na decadência radioativa de certos Isótopos . Embora não estivessem “num frasco” como nos filmes não significa que a sua existência não tivesse sido provada e observada, logo:
    “Criar matéria e antimatéria era até hoje um acontecimento habitualmente apenas observável em filmes de ficção científica”
    É falso, é impressionante como praticamente todas as noticias da área cientifica que a zap apresenta contem erros. E a ciência é ciência logo antes de publicarem este tipo de noticias que tal pegarem num livro?
    É que não foi observada o ano passado é algo que já foi observado nos anos 70!! antes de sequer eu ter nascido…

  2. O que não estão levando em consideração é que a união de matéria e antimatéria pode gerar um efeito cascata simular a uma explosão nuclear. Assim, criar matéria e antimatéria AO MESMO TEMPO exige algum mecanismo que isole elétrons e pósitrons imediatamente ao serem gerados.

RESPONDER

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …