Físicos descobrem como criar matéria e antimatéria a partir da luz

(dr) Extreme Plasma Physics / IST

Conceito de artista de um conversor luz-matéria-luz em cascata CEQ

Conceito de artista de um conversor luz-matéria-luz em cascata CEQ

Uma equipa de investigadores russos anunciou ter conseguido calcular a forma de criar matéria e antimatéria a partir da luz.

Criar matéria e antimatéria era até hoje um acontecimento habitualmente apenas observável em filmes de ficção científica – e raramente com bons resultados.

Mas agora, uma equipa de investigadores do Instituto de Física Aplicada da Academia Russa de Ciências anunciou ter conseguido calcular a forma de criar matéria e antimatéria usando lasers.

Tal significa que, ao focar pulsos de laser de alta potência, os investigadores poderão em breve ser capazes de criar matéria e antimatéria a partir da luz.

A luz é feita de fotões de alta energia. Quando estes fotões de alta energia passam por campos eléctricos fortes, perdem radiação suficiente para se tornarem raios gama e criarem pares de electrão e positrão, gerando assim um novo estado da matéria.

Um campo eléctrico forte pode, de modo geral, “ferver o vácuo”, que é cheio de “partículas virtuais”, tais como pares de electrões e positrões.

Um destes campos pode converter estas partículas de um estado virtual, em que elas não são directamente observáveis, a um estado real, explica à Newswise o físico Igor Kostyukov, investigador do Instituto de Física Aplicada da Academia das Ciências da Rússia e um dos autores do estudo.

Cascata de eletrodinâmica quântica

A teoria é baseada na ocorrência de uma Cascata de Electrodinâmica Quântica, CEQ, uma série de processos que se inicia com electrões e positrões acelerados num campo de laser. Seguidamente, ocorre a libertação de fotões de alta energia, electrões e positrões.

À medida que os fotões de alta energia decaem, são produzidos pares de electrões e positrões. Essencialmente, uma CEQ irá conduzir à produção de fotões de plasma de alta energia.

Apesar de explicar perfeitamente o fenómeno, a teoria ainda tem que ser observada em condições de laboratório.

Com base na teoria da cascata de electrodinâmica quântica, investigadores analisaram, através de simulações numéricas, a forma pulsos de laser intensos iriam interagir com uma lâmina.

Surpreendentemente, descobriram que foram produzidos mais fotões de alta energia por positrões contra electrões.

NASA Astrophysics / Wikimedia

-

Se pudéssemos produzir um grande número de positrões através de uma experiência correspondente, poderíamos concluir que a maioria foi gerada através de uma cascata CEQ.

Pode parecer complicado (provavelmente, porque é), mas a conclusão que podemos tirar é que a descoberta deve abrir novas perspectivas sobre a forma como podemos produzir matéria e antimatéria de forma eficiente e rentável – alterando significativamente, por exemplo, a forma como alimentamos as nossas naves espaciais.

Actualmente, o custo de produção e armazenamento da antimatéria não é nada bom. Fazer 1 grama de antimatéria exige aproximadamente 25 mil biliões de quilowatts-hora de energia, e mais de mil biliões de dólares.

A metodologia proposta no estudo, recentemente publicado na revista Physics of Plasmas, oferece uma forma mais barata de fazer antimatéria.

Lança também uma luz diferente sobre as propriedades de diferentes tipos de interacções, que poderiam eventualmente abrir o caminho para aplicações práticas, incluindo o desenvolvimento de ideias avançadas para fontes de laser mais brilhantes do que qualquer outra disponível actualmente.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A anti-matéria já tinha sido observada nos aceleradores de partículas mas em quantidades tão pequenas que apenas podiam ser observadas nos mapas que refletiam as diferentes partículas que resultavam quando outras colidiam, e na decadência radioativa de certos Isótopos . Embora não estivessem “num frasco” como nos filmes não significa que a sua existência não tivesse sido provada e observada, logo:
    “Criar matéria e antimatéria era até hoje um acontecimento habitualmente apenas observável em filmes de ficção científica”
    É falso, é impressionante como praticamente todas as noticias da área cientifica que a zap apresenta contem erros. E a ciência é ciência logo antes de publicarem este tipo de noticias que tal pegarem num livro?
    É que não foi observada o ano passado é algo que já foi observado nos anos 70!! antes de sequer eu ter nascido…

  2. O que não estão levando em consideração é que a união de matéria e antimatéria pode gerar um efeito cascata simular a uma explosão nuclear. Assim, criar matéria e antimatéria AO MESMO TEMPO exige algum mecanismo que isole elétrons e pósitrons imediatamente ao serem gerados.

RESPONDER

Covid-19. Estado de saúde de português retido em navio no Japão piorou

O estado de saúde de Adriano Maranhão, o português infetado com o novo coronavírus que está retido no navio Diamond Princess, no Japão, piorou, de acordo com a sua mulher, que ainda não obteve qualquer …

Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável. Com o agravamento do aquecimento …

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …