A coroação do rei Carlos III aumentou a contagem de feriados do Reino Unido este ano.
Normalmente, feriados públicos no Reino Unido são ocasiões muito mais raras. A celebração da coroação eleva o total para nove em 2023, o que ainda é menos do que qualquer país da UE. Dado que as horas trabalhadas no Reino Unido durante todo o ano são 11% maiores do que na Alemanha, por exemplo, não está claro que trabalhar mais e ter menos feriados seja um sinal de sucesso económico.
Atualmente, nove dos dez países mais produtivos da OCDE, medidos pelo PIB por hora trabalhada em dólares, estão na Europa continental. No entanto, esta é uma região com tradição em feriados prolongados. Também há evidências de que os feriados nacionais têm um impacto pequeno, mas positivo, na atividade económica, ou pelo menos nenhum efeito negativo.
Ter vários fins de semana de três dias num mês também traz à tona os recentes pilotos de semana de trabalho de quatro dias (sem perda de remuneração) em muitos países. A Islândia liderou um dos primeiros grandes testes entre 2015 e 2019, com o seu sucesso a ser implantado em quase 90% da sua força de trabalho. Estas pessoas agora podem solicitar uma semana de trabalho mais curta sem perda de pagamento.
As descobertas de um teste na Nova Zelândia entre os funcionários da Unilever também mostraram fortes resultados em relação às metas de negócios padrão, como o crescimento das receitas. A grande maioria dos participantes relatou sentir-se engajado e o absenteismo caiu 34%.
Um programa piloto semelhante de seis meses no Reino Unido, de junho a dezembro de 2022, envolveu 61 empresas e cerca de 2900 trabalhadores. Como nas outras provas, os organizadores disseram que foi um “sucesso retumbante” para as empresas envolvidas – 56 das 61 empresas prometeram continuar com a semana de quatro dias.
Pagar 100% do salário padrão por 80% do tempo de trabalho anterior pode parecer antieconómico, mas o teste do Reino Unido descobriu que “a grande maioria das empresas também estava satisfeita com a manutenção do desempenho e da produtividade dos negócios”. A retenção de pessoal também melhorou com o número de pessoas a sair das empresas participantes a cair 57% durante o teste.
Bem-estar e benefícios para a saúde
Mas os benefícios mais significativos para os funcionários desses testes semanais de quatro dias foram em termos de bem-estar. O estudo do Reino Unido relatou que 39% dos funcionários estavam menos stressados e 71% disseram ter reduzido os níveis de esgotamento até ao final.
A pontuação média de saúde mental (numa escala de cinco pontos, de má a excelente) aumentou de 2,95 no início do estudo para 3,32 no final – um aumento de 13%. E em termos de ansiedade, 54% dos entrevistados relataram uma redução nas emoções negativas.
Um aumento de bem-estar semelhante foi observado no teste de semana de trabalho de quatro dias da Irlanda concluído em 2022. Entre as 12 empresas irlandesas envolvidas, os funcionários observaram uma redução na ansiedade e nos sentimentos negativos e um aumento nos sentimentos positivos (e expressões desses sentimentos) durante o teste .
O estudo da Nova Zelândia mencionado anteriormente também confirmou os fortes efeitos positivos de uma semana de quatro dias no bem-estar. Mais de dois terços dos participantes relataram um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e os níveis de stress medidos caíram 33% durante o período de teste.
Semana de trabalho de quatro dias vs feriados
Mas os benefícios dos testes semanais de quatro dias são permanentes, pois resultam de uma mudança de longo prazo nos arranjos de trabalho, pelo menos durante o teste. Portanto, os efeitos dos feriados de maio deste ano no Reino Unido podem ser diferentes.
Isso certamente foi demonstrado por um estudo que analisou os benefícios de bem-estar dos feriados nacionais em 200 países. Descobriu-se que um feriado a menos reduz a probabilidade de ser feliz em 0,8 pontos percentuais, mas que um feriado a menos não teve impacto na medida de longo prazo da satisfação com a vida.
Mas outras pesquisas mostram que, embora o impacto positivo no bem-estar dos feriados possa não ser permanente, leva a um aumento na coesão social ou no capital social. Isso traz os seus próprios benefícios económicos e de bem-estar. Para todos, exceto uma minoria da força de trabalho, os feriados garantem que as pessoas os usem para lazer. E a coesão social tem sido associada ao bem-estar.
Precisamos de nos concentrar no bem-estar no local de trabalho mais do que nunca. Além de vários escândalos recentes de intimidação e assédio no local de trabalho, as chamadas para linhas diretas de assistência a funcionários estão em níveis recordes devido à ansiedade e depressão entre os funcionários.
Estas iniciativas foram pensadas para atender às exigências de diversas consultas e orientações relacionadas com o trabalho, e não para atuar como um serviço de emergência de saúde mental.
E assim, o feriado da coroação pode dar aos trabalhadores do Reino Unido a tão necessária celebração de que precisam. Seja qual for a sua opinião sobre a família real, os feriados de maio beneficiarão a economia, mas, mais importante, proporcionarão um aumento no bem-estar de grande parte do país.
ZAP // The Conversation
Também se pode propor , uma Semana de trabalho de Très Dias………não é ????
Eu tenho um estudo em minha posse, feito ontem à saída da tasca, que refere que o fim de semana deve ter sete dias.