Fast-food atrasa o desenvolvimento do cérebro

Já todos sabemos que a fast-food faz mal à saúde. Mas para além de causar obesidade, também pode retardar o desenvolvimento cerebral, de acordo com um estudo desenvolvido por um grupo de investigadores da Universidade de Ohio, nos EUA.

A pesquisa, publicada na revista Clinical Pediatrics, defende que as crianças que comem mais fast-food têm piores resultados nos testes de matemática, ciências e leitura.

-

Os cientistas afirmam que a falta de ferro – que está associada ao consumo excessivo de “comida rápida” – leva a uma desaceleração do desenvolvimento de certos processos cognitivos.

Para realizar o estudo, os cientistas analisaram os hábitos alimentares de 8500 alunos norte-americanos com 10 anos.

Alguns dos alunos comiam este tipo de refeições todos os dias, outros quatro a seis vezes por semana, a maioria uma a três vezes, e apenas alguns afirmam que passavam uma semana sem comer “comida rápida”.

Três anos depois, os resultados académicos obtidos por esses mesmos alunos depois foram avaliados.

De acordo com as conclusões do estudo, revela o Telegraph, os alunos que consomem mais fast-food têm piores resultados escolares do que os que ingerem menos comida deste tipo.

“Os nossos resultados encontraram provas claras de que comer fast-food está ligado a outro problema: resultados escolares fracos”, diz Kelly Purtell, investigadora da Univerisidade do Ohio e principal autora do estudo.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …

Pingo Doce

Trabalhadora do Pingo Doce terá sido impedida de ir à casa de banho (acabou por urinar na caixa)

Uma funcionária de um hipermercado Pingo Doce terá solicitado, por várias vezes, para ir à casa de banho, sem ter sido autorizada para isso, o que a levou a urinar-se no posto de trabalho. Uma …

Senado dos EUA aprova projeto de lei de apoio aos direitos humanos e democracia em Hong Kong

O Senado norte-americano aprovou, na terça-feira, por unanimidade, um projeto de lei de apoio aos direitos humanos e à democracia em Hong Kong, numa altura em que os protestos no território se tornam mais violentos. O …

Orçamento de 2% para a Cultura vai ser atingido em quatro anos

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse esta terça-feira que o horizonte de 2% da despesa do Orçamento do Estado, com origem nas receitas gerais para a cultura, será atingido em quatro anos, com um …