Fantasporto com o orçamento mais curto de sempre

O thriller espanhol Marrowbone é o filme de abertura da 38.ª edição do Fantasporto

Há 20 anos, o orçamento do Fantasporto era de 1.5 milhões de euros. Na edição de 2018 corresponde a menos de 100 mil euros.

A 38ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto é a mais barata da história do evento. Os custos totais do Fantasporto não ultrapassam este ano os 100 mil euros, uma redução de cerca de 40% face ao ano passado.

Mário Dorminsky, co-fundador e organizador do certame, lamenta a falta de apoios públicos e privados àquele que crê ser o maior evento do género em Portugal, como notou na conferência de imprensa de apresentação do festival, que decorreu esta quarta-feira, no Teatro Rivoli.

“Tem sido extremamente difícil alargar o leque de apoios. Praticamente todas as empresas que apoiam eventos culturais estão em Lisboa”, referiu Dorminsky, que apelou à descentralização dos apoios, afirmando que pretende continuar a organizar o Fantas no Porto.

Os apoios ao festival chegam da Câmara do Porto, com cerca de 25 mil euros, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), um valor inferior a 50 mil euros, e de duas instituições privadas. “A bilheteira não paga o cinema. Em Espanha um bilhete custa 15 euros, em Portugal custa 5 euros”, reflete o organizador.

A falta de financiamento resulta num decréscimo acentuado do orçamento disponível, que há 20 anos era de 1.5 milhões de euros e que atualmente não chega aos 100 mil euros. “Para o público vai continuar a ser um festival muito bom, porque cortámos no não essencial, no não visível”, assegurou Beatriz Pacheco Pereira, também da organização. “Mas gostávamos de fazer muito mais”.

Para Mário Dorminsky, os cortes prejudicam de forma objetiva a imagem forte que o Fantas pretende passar internacionalmente. “Temos tentado equilibrar uma imagem que nem devia ser da nossa preocupação. Devia ser da Câmara, do Estado, do Ministério da Cultura”, insistiu.

Lauro António homenageado

De 609 filmes inscritos vindos de 60 países dos “cinco cantos do Mundo”, foram selecionados 112 filmes inéditos, a maioria em antestreia mundial, antestreia europeia e antestreia internacional.

O Fantasporto 2018 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março, no teatro Rivoli. Inicia-se com “Marrowbone de Sergio G. Sanchez (Espanha), uma produção falada em inglês, e fecha com “Le Fidèle” de Michael R. Roskam (Bélgica), o candidato do país aos Óscares.

As competições abrem no dia 23 de fevereiro, com a mega-produção russa “Anna Karenina: Vronsky’s Story” do realizador, já homenageado pelo Fantas, Karen Shaknazarov.

No que respeita ao Prémio de Cinema Português, existem 45 filmes novos como candidatos, dos quais se destacam as antestreias mundiais “Uma Vida Sublime”, de Luís Diogo, “Aparição”, de Bernardo Lopes e “Doutores Palhaços”, de Hélder Faria.

Lauro António, realizador e argumentista, marcará presença no dia 3 de março, com uma sessão dedicada a “Manhã Submersa”, a sua primeira e marcante longa-metragem.

A ética é grande tema desta 38ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto. Serão apresentados filmes que refletem sobre as questões éticas e morais que vão desde ciência, à comunicação social ou à política.

As sessões contarão com a presença de vários convidados, disponíveis para conversas no final da exibição dos seus filmes. Haverá ainda espaço para conferências, debates e exposições na programação.

// JPN

PARTILHAR

RESPONDER

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …

Portugal considera "inamistosa e injustificada" a decisão da Venezuela sobre a TAP

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva já reagiu às acusações de Caracas sobre o alegado transporte de explosivos feito pela transportadora portuguesa. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera “inamistosa” e “injustificada” …

Presidente do Afeganistão reeleito para segundo mandato

O Presidente do Afeganistão foi reeleito para um segundo mandato com 50,64% dos votos, anunciou a comissão eleitoral independente afegã, esta terça-feira, ao divulgar os resultados definitivos das eleições realizadas em setembro passado. "A comissão eleitoral …