Fantasporto com o orçamento mais curto de sempre

O thriller espanhol Marrowbone é o filme de abertura da 38.ª edição do Fantasporto

Há 20 anos, o orçamento do Fantasporto era de 1.5 milhões de euros. Na edição de 2018 corresponde a menos de 100 mil euros.

A 38ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto é a mais barata da história do evento. Os custos totais do Fantasporto não ultrapassam este ano os 100 mil euros, uma redução de cerca de 40% face ao ano passado.

Mário Dorminsky, co-fundador e organizador do certame, lamenta a falta de apoios públicos e privados àquele que crê ser o maior evento do género em Portugal, como notou na conferência de imprensa de apresentação do festival, que decorreu esta quarta-feira, no Teatro Rivoli.

“Tem sido extremamente difícil alargar o leque de apoios. Praticamente todas as empresas que apoiam eventos culturais estão em Lisboa”, referiu Dorminsky, que apelou à descentralização dos apoios, afirmando que pretende continuar a organizar o Fantas no Porto.

Os apoios ao festival chegam da Câmara do Porto, com cerca de 25 mil euros, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), um valor inferior a 50 mil euros, e de duas instituições privadas. “A bilheteira não paga o cinema. Em Espanha um bilhete custa 15 euros, em Portugal custa 5 euros”, reflete o organizador.

A falta de financiamento resulta num decréscimo acentuado do orçamento disponível, que há 20 anos era de 1.5 milhões de euros e que atualmente não chega aos 100 mil euros. “Para o público vai continuar a ser um festival muito bom, porque cortámos no não essencial, no não visível”, assegurou Beatriz Pacheco Pereira, também da organização. “Mas gostávamos de fazer muito mais”.

Para Mário Dorminsky, os cortes prejudicam de forma objetiva a imagem forte que o Fantas pretende passar internacionalmente. “Temos tentado equilibrar uma imagem que nem devia ser da nossa preocupação. Devia ser da Câmara, do Estado, do Ministério da Cultura”, insistiu.

Lauro António homenageado

De 609 filmes inscritos vindos de 60 países dos “cinco cantos do Mundo”, foram selecionados 112 filmes inéditos, a maioria em antestreia mundial, antestreia europeia e antestreia internacional.

O Fantasporto 2018 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março, no teatro Rivoli. Inicia-se com “Marrowbone de Sergio G. Sanchez (Espanha), uma produção falada em inglês, e fecha com “Le Fidèle” de Michael R. Roskam (Bélgica), o candidato do país aos Óscares.

As competições abrem no dia 23 de fevereiro, com a mega-produção russa “Anna Karenina: Vronsky’s Story” do realizador, já homenageado pelo Fantas, Karen Shaknazarov.

No que respeita ao Prémio de Cinema Português, existem 45 filmes novos como candidatos, dos quais se destacam as antestreias mundiais “Uma Vida Sublime”, de Luís Diogo, “Aparição”, de Bernardo Lopes e “Doutores Palhaços”, de Hélder Faria.

Lauro António, realizador e argumentista, marcará presença no dia 3 de março, com uma sessão dedicada a “Manhã Submersa”, a sua primeira e marcante longa-metragem.

A ética é grande tema desta 38ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto. Serão apresentados filmes que refletem sobre as questões éticas e morais que vão desde ciência, à comunicação social ou à política.

As sessões contarão com a presença de vários convidados, disponíveis para conversas no final da exibição dos seus filmes. Haverá ainda espaço para conferências, debates e exposições na programação.

// JPN

PARTILHAR

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …