Facebook vai distribuir Internet em África através de satélite

zuck / Facebook

O sistema de Internet por Satélite de Mark Zuckerberg

O Facebook vai passar a fornecer Internet a países da África subsariana através de um satélite da operadora francesa Eutelsat, que deverá ser lançado ainda este ano. A rede social está já a colaborar com fornecedores locais para que as populações de zonas remotas possam ter acesso aos seus serviços através do satélite.

Na sua página do Facebook, o CEO Mark Zuckerberg anunciou, ontem, o primeiro projeto da rede social para fornecer Internet via satélite. Este é um dos primeiros grandes passos da iniciativa Internet.org, criada pelo Facebook em 2013, que visa levar a Internet aos quatro cantos da Terra, e até aos locais mais remotos e isolados.

Na mensagem, Zuckerberg diz que, ao longo do último ano, o Facebook tem investigado formas de transformar as aeronaves e os satélites em difusores de acesso à Internet por todo o planeta.

Esta visão será concretizada, pelo menos em parte, pelo satélite geostacionário AMOS-6, atualmente em desenvolvimento, que vai disponibilizar o acesso à World Wide Web em países do sul, oeste e leste de África, onde as infraestruturas tradicionais, a existirem, são insuficientes para permitir que comunidades mais isoladas tenham acesso a uma panóplia de serviços.

Apesar de se propor a “conectar o mundo”, como escreveu Zuckerberg, a iniciativa não tem sido vista com bons olhos por alguns, que a acusam de violar os preceitos estabelecidos pela neutralidade da Internet e de veicular uma versão “facebookiana” da rede.

A Eutelsat, em nota, afirma que o satélite começará a funcionar no segundo semestre do próximo ano e que a parceira multianual estabelecida com o Facebook vai permitir potenciar a conectividade dos muitos utilizadores “privados dos benefícios económicos e sociais da Internet”.

O controlo do satélite será partilhado entre as duas empresas, de acordo com a Eutelsat. A empresa parisiense explicou que a parceria vai permitir fazer crescer o seu negócio de banda larga na África subsariana, que teve início com os seus satélites Ku-band que endereçavam as necessidades de conectividade para o meio profissional.

O Facebook vai colaborar com parceiros da região para que estes possam utilizar o satélite para difundir os seus serviços às populações de áreas rurais.

Informa a Computerworld que o desenvolvimento do AMOS-6 ronda os 200 milhões de dólares.

B!T

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. De água, comida, saneamento básico e abrigo ninguém precisa, agora a internet mata a fome a muita gente. Boa, Facetreta! Quanto mais gente controlarem, melhor…

  2. O acesso de dados via satélite já existe faz muito tempo. Eu mesmo usei o acesso de dados via satélite em 2000 como utilizador particular, e sim.. também era no Eutelsat. Usava-se um modem de transmissão e outro de recepção.. tudo ligado a um prato de microfibra. O LNB mais parecia um motor de rega que outra coisa.. mas .. infelizmente, e mesmo sendo transmissões encriptadas em dois sentidos.. era muito fácil partir os algoritmos de criptografia.. e facilmente era obtido o acesso em tempo real de todos os utilizadores naquele transponder com uma placa simples skystar (note-se portanto que tu estavas a ler o TEU email pessoal.. mas ao mesmo tempo.. milhões de outras pessoas assim o podiam fazer também).

    O disco não conseguia acompanhar o fluxo de dados..

    Isto para dizer o quê? Que isto não é de todo tecnologia de agora e que já está disponível ao consumidor domestico faz MUITO tempo. E já que se fala nisso.. o acesso será gratuito ou a pagantes? Se for grátis.. (porque me parece que é nesse sentido que estão a orientar a conversa).. quem paga os equipamentos?

    No meu entender.. será inviável por vários motivos.. mas o principal é pela facilidade com que se quebram essas redes devido ao interesse partilhado.

RESPONDER

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …