O Facebook está a testar um novo sistema para gerir a sua publicidade. O site poderá vir a traçar, através do olhar e do cursor do rato, o perfil do utilizador e, desta forma, ter anúncios direcionados de forma personalizada.
A notícia foi avançada pelo Wall Street Journal, que descreve que o recurso permitirá detectar “quanto tempo o cursor do rato fica sobre determinadas partes do site” ou “se o feed de notícias do utilizador está visível” no ecrã a um determinado momento.
Esta tecnologia não é nova e já é aplicada noutros contextos. Ken Rudin, diretor de análises do Facebook, explicou na que este sistema já está a ser testado, mas ainda não foi aprovado para ser utilizado em larga escala no site.
Este método pode facilitar a construção dos perfis de quem utiliza a rede social, seguindo o comportamento do utilizador enquanto este acede à rede para descobrir a publicidade que mais o atrai.
De acordo com a notícia, baseada numa entrevista feita pelo site ao diretor de análises do Facebook, a empresa ainda está a avaliar a viabilidade de armazenar e analisar a enorme quantidade de dados que resultariam da recolha de informações dessa natureza. “Provavelmente só o saberemos daqui a alguns meses“, disse Ken Rudin ao WSJ.
Aline Flor, ZAP