F1 na estrada — Mercedes já lançou a versão de produção do ONE

Após cinco anos, a versão de produção do super carro desportivo chegou finalmente, assinalando assim o 55º aniversário da fundação da AMG, a 1 de Junho de 1967.

De acordo com a NewAtlas, em 2017, a Mercedes-AMG revelou o Projeto ONE, um hipercarro com um grupo propulsor híbrido inspirado na Fórmula 1 que gera mais de 1000 cv e impulsiona o veículo para mais de 350km/h.

As entregas do veículo de produção estavam inicialmente previstas para meados de 2019, mas houve contratempos.

Os engenheiros da Mercedes-AMG tiveram dificuldade em fazer um “carro F1 para a estrada, que cumprisse os parâmetros da lei” — não só em termos de potência, mas também em termos de regulamentos mais rigorosos em matéria de ruído e emissões que não se aplicam aos carros de corrida.

A COVID também pode ter ajudado à festa para o veículo de produção não ser entregue em 2019.

O Mercedes-AMG ONE, assim chamado, possui um motor médio central de dois lugares e está qualificado para a lista dos carros de produção mais potentes do mundo.

O seu motor de combustão V6 de 1,6 litros e quatro motores elétricos combinam para uma potência total de 1,063 cv (782 kW), impulsionando o carro a uma velocidade máxima limitada a 352 km/h (219 mph).

Dois motores elétricos de 120-kW alimentam as rodas dianteiras, um terceiro motor de 120-kW é instalado diretamente no motor V6 com uma ligação ao cárter, e um motor de 90-kW é integrado no turbo alimentador.

O carro herda mais do que apenas a sua unidade híbrida e Performance Fórmula 1 dos seus irmãos.

A sua estrutura monocromática e de fibra de carbono, motor/transmissão de suporte de carga, aerodinâmica ativa e suspensão push-rod têm suas raízes em pilotos de alto desempenho.

A Mercedes diz que a tecnologia do ONE vai realmente para além de um carro de Fórmula 1 em alguns aspetos.

Por exemplo, enquanto os regulamentos da Fórmula 1 limitam os veículos a 2WD, o ONE ostenta o sistema AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável de tração integral com eixo traseiro híbrido e eixo dianteiro acionado eletricamente com vetorização do binário.

Uma nova transmissão automatizada de sete velocidades foi desenvolvida especialmente para o Mercedes-AMG ONE.

O sistema de condução híbrido fornece seis programas de condução, desde o modo EV auto-explicativo, até ao modo Race Safe, onde o motor de combustão é ligado apenas quando é necessária energia extra, e ao modo Race, onde o motor funciona continuamente para carregar a bateria para assegurar que está sempre disponível energia elétrica total. Depois também há os modos Race Plus e Strat 2.

O Strat 2 foi concebido para espelhar os ajustes utilizados para a qualificação de F1 e fornece potência total a todos os motores. Uma configuração personalizada individual para configurações de preferências pessoais completa os modos de condução.

O carro possui um sistema de arrefecimento que é concebido para manter a bateria de alta voltagem do automóvel à temperatura ideal de funcionamento tanto quanto possível, independentemente da frequência com que é carregada e descarregada.

A Mercedes diz que o ONE pode ir de 0-100 km/h em 2,9 segundos, 0-200 km/h em 7 segundos e atingir 300 km/h em 15,6 segundos.

Inês Costa Macedo, ZAP //

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