Uma forte explosão ocorreu este domingo à tarde na movimentada rua comercial de Istiqlal, no coração de Istambul, na Turquia, fazendo pelo menos quatro mortos e 38 feridos.
“De acordo com as contagens preliminares, quatro pessoas perderam a vida e 38 pessoas ficaram feridas na explosão da rua Istiklal”, adiantou o governador de Istanbul, Ali Yerlikaya, no Twitter, onde tem estado a partilhar atualizações.
Yerlikaya avançou que a explosão ocorreu por volta das 16:20 locais (13:20 em Lisboa), na rua Istiklal. “As nossas equipas da polícia, saúde, bombeiros e a AFAD [equipa de gestão de desastres e emergências] já foram enviadas para o local”, confirmou o governador. “Os desenvolvimentos serão partilhados com o público”.
#BREAKING: At least 11 people injured in explosion in Istanbul, Turkey pic.twitter.com/J7vVhVRtIF
— Amichai Stein (@AmichaiStein1) November 13, 2022
Nas imagens do momento da explosão que circularam nas redes sociais é possível ouvir um estrondo, acompanhado de chamas, o que provocou uma onda de pânico na multidão.
A emissora estatal TRT e outros meios de comunicação social mostram a polícia e ambulâncias naquela rua, em Istambul, no distrito de Beyoglu. A agência estatal Anadolu disse que a causa da explosão ainda não era conhecida.
⚠️‼️🇹🇷💥Explosion occurred in the center of Istanbul, there are wounded, Turkish TV reports
The explosion occurred on the pedestrian tourist street Istiklal in Istanbul pic.twitter.com/7tlBdBdQTU
— AZ 🛰🌏🌍🌎 (@AZgeopolitics) November 13, 2022
A esquadra da polícia de Kasimpasa, que se situa perto do local da explosão, informou que as autoridades já estão no local.
A rua Itstiqlal já foi atingida no passado por um ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, que matou quase 500 pessoas e feriu mais de 2.000, durante uma campanha de investidas que atingiu Istambul entre 2015 e 2016.