Exército francês vai contratar equipa de ficção científica para prever ameaças

O Ministério da Defesa de França vai criar uma “equipa vermelha” de escritores de ficção científica que vão ter como missão imaginar possíveis ameaças futuras, para ajudar as Forças Armadas do país a prepararem-se para cenários que escapam à estratégia militar.

Esta proposta consta do “Documento de Orientação da Inovação da Defesa” que foi divulgado pela Agência de Inovação da Defesa (AID) e que visa “preparar os programas e sistemas militares de amanhã”, como se destaca no site da entidade.

Esta “Red Team” [equipa vermelha em Português], como é designada no documento, será composta por apenas 4 ou 5 elementos e a sua missão será pensar de forma mais criativa do que a tradicional abordagem militar.

O objectivo é que proponham “cenários de disrupção” que não estejam no horizonte dos estrategas militares, nomeadamente quanto a tecnologias avançadas que possam vir a ser usadas por organizações terroristas ou Estados estrangeiros.

O trabalho passa por “construir hipóteses estratégicas válidas” e será altamente confidencial, “dada a sua sensibilidade” e para evitar que os dados cheguem às mãos de “potenciais adversários”.

Este é mais um exemplo de como o Governo francês tem vindo a apostar na modernização da Defesa.

No Dia da Bastilha, no passado fim-de-semana, o campeão mundial de jet ski francês Franky Zapata pilotou um flyboard a jacto sobre a multidão, levando uma espingarda na mão. O “Flyboard Air“, uma invenção de Zapata, é visto pelo exército francês como uma potencial arma para ser usada em operações especiais em zonas urbanas.

Na parada durante as celebrações do Dia da Bastilha também foi exibida uma arma anti-drones futurística, o Nerod F5, que actua bloqueando os sinais do piloto do aparelho.

O exército francês pretende igualmente vir a utilizar robôs no apoio aos militares, nomeadamente aos que estão colocados no Mali. Neste momento, há experiências a decorrer para preparar essa possibilidade no terreno.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …