Ex-diretor da agência Elite Models europeia investigado por violação e abuso sexual

(cv) Gérald Marie

Gérald Marie nas finais internacionais do Elite Model Look 2010

Gérald Marie, ex-diretor de uma das maiores agências de modelos do mundo, está a ser investigado pelas autoridades francesas, por suspeitas de agressão sexual e violação, inclusivamente a uma menor.

Segundo a Procuradoria-Geral da República francesa, citada pelo The Guardian, as autoridades terão aberto uma investigação a Gérald Marie, presidente da Elite Models europeia durante 25 anos.

Esta averiguação é feita no seguimento de uma queixa feita uma antiga jornalista da BBC e por três ex-modelos da agência – na altura com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos –  que denunciaram o empresário por abuso sexual e violação.

A jornalista, Lisa Brinkworth, contou que Marie a agrediu sexualmente numa discoteca, encostando os órgãos genitais contra a sua zona abdominal. Na altura, em outubro de 1998, Brinkworth estava, sob disfarce, a trabalhar como modelo no seguimento de uma investigação para um documentário sobre assédio sexual dirigido a modelos.

Brinkworth disse que ficou traumatizada com o acontecimento, mas que o caso nunca se tornou público porque a estação de televisão e a agência Elite Models terão chegado a um acordo, em 2001, depois de um processo por difamação contra o órgão de comunicação social, que a impedia de falar sobre o caso.

A investigação às acusações de “violação e assédio sexual e de violação e assédio sexual a uma menor” será agora conduzida por uma unidade especializada em proteção de menores, revelou a Procuradoria-Geral francesa.

No entanto, e de acordo com as leis francesas, o crime cometido pelo empresário nos anos 80 e 90 pode não ser levado a tribunal porque já terão prescrito

Segundo a queixa apresentada, a ex-modelo Carré Sutton acusou Marie de “incontáveis” violações, que terão acontecido em 1986, quando tinha 17 anos, Ebba Karlsson tinha 20 anos quando terá sido atacada e Jill Dodd terá sido abusada aos 19 anos, em 1980.

O jornal britânico Sunday Times, não conseguiu contactar o advogado de Gérald Marie, mas revelou que o ex-presidente da Elite Models, agora com 70 anos, negou as acusações.

“Esta investigação irá, espero, dar aos outros a coragem de se manifestar”, disse a advogada de Brinkworth, Anne-Claire Lejeune, referindo-se à investigação que está agora em curso. “Este é um primeiro passo encorajador e um alívio para as vítimas”, afirmou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.