Paços 2-4 Porto | Evanilson, Taremi e Vitinha caçam castores

Nas anteriores cinco visitas ao Paços de Ferreira, o Porto saiu três vezes derrotado e só venceu uma. Esta temporada tirou a barriga de misérias e bateu os pacenses por 4-2, num jogo empolgante pela quantidade de golos, mas que, apesar dos dois tentos dos homens da casa, nunca pareceu estar fora do controlo dos “dragões”.

Evanilson (dois golos), Taremi (um) e Vitinha deram um recital de futebol atacante, com Pepê também a marcar e Uribe a brilhar. Delgado e Nico Gaitán facturaram para os “castores”, insuficiente, porém, para evitar que os portistas recolocassem em seis os pontos de vantagem para o Sporting. O Porto não perde há 53 jogos no campeonato, igualando o recorde dos tempos de Sir Robson.

Vitinha, Taremi e Evanilson arrasadores

O Porto pegou cedo no jogo e na iniciativa atacante, com muita mobilidade dos homens da frente, Evanilson como homem mais recuado, Pepê a extremo-direito e Mehdi Taremi a pontificar na esquerda, mas a flectir muitas vezes para o meio. Foi num desses lances que Vitinha isolou o iraniano, este permitiu que André Ferreira desviasse a bola com o pé, mas Taremi ainda deixou em Wendell, que de pronto cruzou para golo de cabeça de Pepê (17′), completamente sem marcação.

Quase só dava Porto, mas aos 31 minutos, num lance aparentemente inofensivo, Antunes cruzou largo, a defesa portista tardou a reagir e Juan Delgado apareceu na direita, ao segundo poste, a empatar, no primeiro remate dos “castores”. Só que aos 38, de novo Taremi na jogada, a ir à linha do lado esquerdo e a cruzar para golo de Evanilson. Vitinha Ferreira, com um GoalPoint Rating de 6.6, era o melhor ao descanso, fruto de dois passes de ruptura, dois dribles completos, quatro bloqueios de passe e cinco acções defensivas no meio-campo contrário.

Mais domínio portista no arranque do segundo tempo e, aos 52 minutos, o 3-1. Incrível Vitinha, a progredir enquanto dava pequenos toques na bola, antes de servir Taremi que, de cabeça, assistiu para o bis de Evanilson. Aos 59 os papéis inverteram-se. De novo Vitinha na génese do lance, desta feita a servir Evanilson, com este a assistir Taremi para o 4-1. Respondeu o recém-entrado Gaitán, aos 66 minutos, a emendar de cabeça um cruzamento de Antunes, novamente com Wendell a ver jogar.

Uma chuva de golos na Mata Real que parou por aqui, pois o Porto resguardou-se, passou a jogar mais nas transições, mas já sem Taremi (saiu aos 73 minutos), pelo que o “dragão” perdeu um pouco de clarividência no último terço. O Paços tentou marcar mais golos, mas não teve arte nem engenho para tal.

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O MVP GoalPoint

Enorme jogo de Evanilson, o melhor em campo. A mobilidade do brasileiro e o excelente entendimento com Taremi e Vitinha foram fundamentais no desenrolar do resultado. O GoalPoint Rating de 8.8 reflecte não só os dois golos que marcou, como também a assistência em dois passes para finalização, os 16 passes aproximativos recebidos, as nove acções com bola na área contrária e os três duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro. Está em grande forma.

GoalPoint

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.