EUA: Lula está a difundir “propaganda chinesa e russa”. Brasil rejeita críticas e defende relações com Rússia

17

Antonio Lacerda / EPA

O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva

O ministro das Relações Exteriores do Brasil defendeu as relações do país com Moscovo, rejeitando as críticas norte-americanas de que Brasília está a fazer “eco da propaganda russa” sobre o conflito na Ucrânia.

“Não sei como ou por que ele [porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos] chegou a essa conclusão. Mas não concordo de forma alguma”, disse Mauro Vieira aos jornalistas, em Brasília, onde o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, encontrou-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, noticiou a agência Lusa.

Os Estados Unidos (EUA) afirmaram na segunda-feira que o Brasil está a repetir a propaganda russa e chinesa “sem ter em conta os factos”, depois de o Presidente brasileiro ter acusado Washington e a União Europeia (UE) de prolongar o conflito na Ucrânia e horas depois de Mauro Vieira ter afirmado ser contra as sanções impostas à Rússia, durante uma conferência de imprensa em Brasília ao lado do homólogo.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, criticou Lula, dizendo que é “profundamente problemática” a forma como o país está a lidar com a guerra na Ucrânia. “Sugeriu que os EUA e a Europa de alguma forma não estão interessados na paz ou que partilham a responsabilidade na guerra”.

O responsável da Casa Branca lembrou que o Brasil “votou para defender os princípios de soberania e integridade territorial” na Nações Unidas, lamentando que as declarações do Presidente brasileiro sejam contra aqueles valores.

Relativamente à Crimeia, John Kirby rejeitou a proposta de Lula. “Os comentários mais recentes do Brasil de que a Ucrânia deveria considerar ceder a Crimeia como uma concessão pela paz estão simplesmente errados”, vincou.

Sobre a presença de Lavrov no Brasil e em outros países americanos, indicou, citado pelo Observador, que  “os líderes desses países devem pressionar o ministro dos Negócios Estrangeiros russo [Lavrov] para que a Rússia pare de bombardear cidades, hospitais e escolas ucranianas”.

Para além disso, sinalizou que os países são soberanos, mas as autoridades devem igualmente tentar “encontrar tempo” nas suas “agendas lotadas” para se “encontrarem com as autoridades ucranianas”.

No sábado, Lula da Silva defendeu que os EUA devem parar de “encorajar a guerra” na Ucrânia e a UE deve “começar a falar de paz”. Desta forma, a comunidade internacional “poderá convencer” o Presidente russo, Vladimir Putin, e o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, de que “a paz é do interesse de todo o mundo”.

“É necessária paciência” para falar com Putin e Zelenskyy, disse. “Mas, acima de tudo, temos de convencer os países que fornecem armas, que encorajam a guerra, a parar”, indicou. Lula da Silva falava na conclusão de uma visita aos Emirados Árabes Unidos, depois de ter estado na China.

O Brasil assumiu que quer juntar um grupo de países para chegar a uma resolução do conflito. Paralelamente, o Presidente brasileiro insiste que a Ucrânia poderá ter de ceder em termos territoriais, tendo dado como exemplo a Crimeia.

O chefe de Estado português reagiu, na segunda-feira, à polémica, lembrando posições do Brasil na ONU sobre a guerra na Ucrânia até fevereiro, já com Lula na presidência, “ao lado de Portugal, da UE, dos EUA, da NATO, contra a Federação Russa”.

Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de entrega do Prémio Pessoa, na Culturgest, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa questionou se o Brasil mudou de posição, frisando que Portugal não mudou, mas desdramatizou desde já as divergências em matéria de política externa.

Putin convida Lula a visitar a Rússia

O Presidente russo, Vladimir Putin, convidou o seu homólogo brasileiro para visitar a Rússia. “O senhor Lavrov entregou um convite de Putin ao Presidente Lula para que haja uma visita oficial à Rússia. E trabalharemos para determinar as datas que sejam convenientes para ambos os lados”, explicitou Mauro Vieira.

Numa conferência de imprensa conjunta com Mauro Vieira, Lavrov agradeceu às autoridades brasileiras por “terem entendido a génese da situação na Ucrânia”. E garantiu que está “interessado” em que o “conflito ucraniano termine o mais cedo possível”.

Por sua vez, durante a mesma conferência de imprensa, Mauro Vieira manifestou-se contra as sanções económicas impostas à Rússia, uma vez que têm “impactos nas economias de todo o mundo, principalmente dos países em desenvolvimento que ainda não recuperaram da pandemia”.

O chefe da diplomacia russa agradeceu aos parceiros brasileiros pela cordialidade, confiança e amizade e pelos “princípios de igualdade e respeito e que não dependem de mudanças de conjuntura mundial”.

Lavrov elogiou ainda as visões do “Brasil e da Rússia, que são únicas” em relação a uma “ordem mundial mais justa, correta, baseando-se no direito”, numa “visão de mundo multipolar”.

ZAP //

17 Comments

  1. Quero ver como se vão “comportar” , os Celebrantes Democráticos e defensores da Paz e apoiantes da Ucrânia , com assento Parlamentar , quando este Sr. Lula discursar as 10h do 25 Abril ! ….. A não ser o PCP a bater palmas , os restantes , nem presentes deveriam de estar , nessa receção das 10h !

  2. Este político corrupto apenas busca se autopromover e ganhos ilegais. Ele muda de lado conforme soprarem os ventos carregados de possíveis propinas em cabulosos negócios envolvendo empresas do Brasil a prestarem serviços no exterior, sendo pagas com empréstimos do BNDS (nunca quitados).

  3. Pelo menos agora o mundo vê a realidade deste energúmeno.
    Apoiaram-no por “nojinho” do Bolsonaro. Fizeram o L e ajudaram a ferrar um Brasil que vinha em aceleração e prosperidade. Faz o L que passa e aguenta

  4. “A alma mais honesta à face da terra”, proclamou esse sujeito, que foi colocado na Presidência do Grande Brasil com o objectivo de o arruinar e leiloar toda a sua riqueza.
    Quanto a ser recebido com todas as honras, não me admira, basta lembrar de todas a notícias dos últimos meses…

  5. Um ladrão comunista que vem pisar o nosso território, no 25 de abril. Será que o meio comunista Coata quer confirmar, assim, que o 25 de abril foi feito de comunistas?

  6. Que haja uma enorme manifestação, no dia 25, em frente à Assembleia da República, para receber com assobios, trombones e pandeiretas, este “serralheiro ladrão do Brasil”.

  7. De um corrupto é de esperar o máximo!
    Quanto à guerra na Ucrânia, quem é o invasor? quem é o invadido?
    Morrem milhares de ucranianos por semana, não existe um local na Ucrânia que não fosse bombardeado.
    Não existe um bloco de apartamentos inteiro.
    Em zonas controladas pela Wagner, estão a matar tudo o que tenha mais de 15 anos, soldados e civis.
    Se não fosse a ajuda do EUA e EU, a Ucrânia já não existia, mas o Sr. Lula prefere falar que são estes que alimentam a guerra, pobre espirito que o Sr. Lula tem!!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.