EUA. Lote de Xanax retirado do mercado devido a risco de infeção

PhotoXpress

Um lote do ansiolítico Alprazolam – mais conhecido por Xanax – começou na sexta-feira a ser retirado das farmácias e outros estabelecimentos de venda dos Estados Unidos (EUA), devido à “potencial presença de uma substância estranha” e ao risco de infeção.

Até ao momento, ainda não foi comunicado qualquer efeito secundário provocado pela toma do medicamento, mas a autoridade do medicamento norte-americana (a FDA, sigla em inglês), já abriu uma investigação, noticiou na segunda-feira a Rádio Renascença.

A Mylan não revelou qual é o composto que contaminou o lote e apenas admite a “possível presença de uma substância estranha”, cujo risco é “mínimo”. Segundo a farmacêutica, citada pela CNN, a possibilidade de alguém ficar doente é “rara, mas a hipótese de um paciente desenvolver uma infeção não pode ser descartada”.

O lote em causa contém frascos com 500 comprimidos de meio miligrama. O prazo de validade é de setembro de 2020 e foi distribuído entre julho e agosto deste ano. Em comunicado, a FDA pede a quem tiver em casa embalagens do dito lote que os devolva. Os farmacêuticos e comerciantes devem identificar e contactar os compradores.

O Alprazolam é comercializado em Portugal por várias marcas, incluindo a Mylan, e é receitado para aliviar sintomas de ansiedade e de pânico. É sujeito a receita médica.

Alguns dos efeitos secundários mais comuns são a depressão, sedação, sonolência, falta de coordenação dos movimentos, alteração da memória, dificuldade em articular as palavras, tonturas e dor de cabeça.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Antigamente quando a malta caia que nem tordos é que era bom. Foi uma pena não teres nascido no século XIX. A sério mesmo.

      • Claro… Por isso é que os EUA têm tecnologia de ponta e tudo mais no ramo da saúde e, no entanto, são dos países mais doentes do mundo!…
        Até parece que o mundo é todo muito saudável!… Tá tudo pior senhor!… Continuam a cair que nem tordos, agora com outras doenças modernas. E em vez de tratarem a raíz do problema, não!Tratam sintomas!… muito inteligente…

        • Cara Jo, obviamente que os EUA são um país completamente paradoxal, absolutamente surreal em termos de cuidados de saúde, bem como ao nível da alimentação. Mesmo assim estão incomparavelmente melhor do que qualquer país do mundo no século XIX . Dizer o contrário é simplesmente ignorância.

    • Ehehehehe gostei dessa dos sado-masoquistas e não deixa de ter razão. EUa já deu o que tinha a dar e apenas serve como pior exemplo para o planeta.

  1. Que se podia esperar desse país que está de rastos? Onde mais de 50 milhões vivem na extrema pobreza. O sonho amerdicano revelou-se um pesadelo. Também graças à sua industria mafiosa farmacêutica.

RESPONDER

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …