EUA. Lote de Xanax retirado do mercado devido a risco de infeção

8

PhotoXpress

Um lote do ansiolítico Alprazolam – mais conhecido por Xanax – começou na sexta-feira a ser retirado das farmácias e outros estabelecimentos de venda dos Estados Unidos (EUA), devido à “potencial presença de uma substância estranha” e ao risco de infeção.

Até ao momento, ainda não foi comunicado qualquer efeito secundário provocado pela toma do medicamento, mas a autoridade do medicamento norte-americana (a FDA, sigla em inglês), já abriu uma investigação, noticiou na segunda-feira a Rádio Renascença.

A Mylan não revelou qual é o composto que contaminou o lote e apenas admite a “possível presença de uma substância estranha”, cujo risco é “mínimo”. Segundo a farmacêutica, citada pela CNN, a possibilidade de alguém ficar doente é “rara, mas a hipótese de um paciente desenvolver uma infeção não pode ser descartada”.

O lote em causa contém frascos com 500 comprimidos de meio miligrama. O prazo de validade é de setembro de 2020 e foi distribuído entre julho e agosto deste ano. Em comunicado, a FDA pede a quem tiver em casa embalagens do dito lote que os devolva. Os farmacêuticos e comerciantes devem identificar e contactar os compradores.

O Alprazolam é comercializado em Portugal por várias marcas, incluindo a Mylan, e é receitado para aliviar sintomas de ansiedade e de pânico. É sujeito a receita médica.

Alguns dos efeitos secundários mais comuns são a depressão, sedação, sonolência, falta de coordenação dos movimentos, alteração da memória, dificuldade em articular as palavras, tonturas e dor de cabeça.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

8 Comments

    • Antigamente quando a malta caia que nem tordos é que era bom. Foi uma pena não teres nascido no século XIX. A sério mesmo.

      • Claro… Por isso é que os EUA têm tecnologia de ponta e tudo mais no ramo da saúde e, no entanto, são dos países mais doentes do mundo!…
        Até parece que o mundo é todo muito saudável!… Tá tudo pior senhor!… Continuam a cair que nem tordos, agora com outras doenças modernas. E em vez de tratarem a raíz do problema, não!Tratam sintomas!… muito inteligente…

        • Cara Jo, obviamente que os EUA são um país completamente paradoxal, absolutamente surreal em termos de cuidados de saúde, bem como ao nível da alimentação. Mesmo assim estão incomparavelmente melhor do que qualquer país do mundo no século XIX . Dizer o contrário é simplesmente ignorância.

    • Ehehehehe gostei dessa dos sado-masoquistas e não deixa de ter razão. EUa já deu o que tinha a dar e apenas serve como pior exemplo para o planeta.

  1. Que se podia esperar desse país que está de rastos? Onde mais de 50 milhões vivem na extrema pobreza. O sonho amerdicano revelou-se um pesadelo. Também graças à sua industria mafiosa farmacêutica.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.