Eto’o arrisca 10 anos de prisão em Espanha por fraude fiscal

O ministério público de Espanha pede um total de 10 anos e meio de prisão para o futebolista camaronês Samuel Eto’o e para o seu representante, José Maria Mesalles, por fraude fiscal.

Na acusação, o procurador solicita o julgamento do ex-avançado do FC Barcelona e do seu agente José Maria Mesalles, bem como do administrador da sociedade húngara Tradesport e Marketing, KFT, Manuel de Jesus Lastre, que terá facilitado a prática de fraude equivalente a cerca de 3,8 milhões de euros (ME) em quatro anos.

O procurador explica que o agora jogador do Antalyaspor, da Turquia, teve nos anos fiscais de 2006 a 2009 receitas significativas provenientes da venda de direitos de imagem à marca desportiva Puma e ao FC Barcelona, que deveriam ter sido tributadas em sede de IRS e que o jogador não declarou.

Eto’o terá simulado a cedência dos direitos a duas sociedades sediadas na Hungria e em Espanha, evitando a tributação de rendimentos no primeiro caso e sujeitando-o no segundo a uma taxa muito inferior à que correspondia no IRS.

O ministério público calcula que as verbas desviadas do fisco durante aqueles quatro anos sejam de 504.003, 1.283.653, 1.138.000 e 946.965 euros e exige que ambos os acusados as restituam de forma conjunta.

Pela fraude, o procurador solicita multas de 800 mil euros, 5,2 ME, 4,5 ME e 3,8 ME, respetivamente, enquanto a sanção pedida para o terceiro réu ascende a 2,25 ME.

Quanto às penas enfrentadas por Eto’o e pelo seu representante, o promotor pede um ano e seis meses de prisão por fraude fiscal relativo a 2006, e três anos de prisão para as infrações respeitantes aos anos de 2007, 2008 e 2009.

Para o representante da empresa Tradesport and Marketing, KFT, solicita oito meses de prisão pela fraude de 2006 e penas de um ano e oito meses por cada um dos delitos cometidos em 2007, 2008 e 2009.

Eto’o alinha atualmente no Antalyaspor, mas jogou no FC Barcelona entre 2004 e 2009, e tornou-se um dos melhores jogadores do mundo nesse período.

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …