Acendeu-se a Estrela de Belém na nova torre da Sagrada Família

Marta Perez / EPA

O Sagrada Família, o monumento mais visitado de Barcelona, tem agora uma nova estrela com cinco toneladas e meia.

A Torre da Virgem Maria, a primeira a ser completada desde 1976, foi inaugurada com a iluminação de uma estrela com cinco toneladas e meia. Ao longo da época natalícia, a estrela irá iluminar-se diariamente entre as 18 e as 22h.

Conhecida como Estrela de Belém, a enorme estrutura de vidro e aço está agora no topo da torre da famosa basílica inacabada. Com 7,5 metros de diâmetro e 5,5 toneladas, a estrela foi orçamentada em 1,5 milhões de euros.

A iluminação da estrela celebrou-se a 8 de dezembro, no feriado da Imaculada Conceição. Quase meio milhão de pessoas de 122 países participaram na cerimónia, transmitida online.

Segundo o Travel and Leisure, a Torre da Virgem Maria tem 138 metros de altura e é constituída por 800 vitrais azuis, que se assemelham ao manto da Virgem Maria.

A construção da Sagrada Família começou em 1882, mas foi interrompida quando o famoso arquiteto espanhol Antoni Gaudí morreu. Em 2019, a basílica tornou-se Património Mundial da UNESCO e a sua conclusão estava prevista para 2026 em honra do centenário da morte do seu mentor.

No entanto, a fundação que gere a obra-prima inacabada já veio dizer que a pandemia atrasou a data e a meta é, agora, 2032.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.