Bué, Bué Longe das expectativas. O ogre mais famoso do mundo reapareceu durante pouco mais do que 20 segundos. Foi o suficiente para levantar uma onda de revolta na Internet.
É verdade: o Shrek está de volta e a sua distribuidora Universal Studios anunciou esta quinta-feira o muito aguardado primeiro teaser do quinto filme da saga do ogre mais amado do mundo. Só há um pequeno (grande) problema: quase ninguém gostou.
Praticamente todos os fãs odiaram a primeira impressão do filme que aí vem, confirmado em julho do ano passado. As secções de comentários nas redes sociais são longas, carregadas de indignação dos fãs da saga que conquistou o universo da animação desde o seu primeiro filme, lançado em 2001 e vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação e Melhor Argumento nos BAFTA de 2002.
Há quem diga que o vídeo acima mostra a reação do Shrek à desgraça que lhe fizeram, a si, e à sua família; há quem já esteja a pedir desculpas ao Shrek 3 pelo apelido de ‘pior filme da saga’ que lhe foi atribuído. Por toda a Internet fala-se em motim: a Dreamworks, produtora da saga, desativou os comentários do teaser no Youtube, como que a virar a cara à má receção.
A maioria dos utilizadores questionam-se: “para quê mudar”, depois de tantos anos de sucesso? “Queremos a animação original!”, “é mil vezes melhor”, lê-se nas redes sociais. “Espero que seja uma piada”, “deitem isto fora e comecem de novo”, “refaçam”. E muitos “não gostamos”.
“Vendo isto, afinal, não quero outro filme do Shrek”, confessa um fã no Instagram. “Isto magoa a minha criança interior”. Outros perguntam “que bizarrice é esta?”. Dizem que “parece IA”, e que tem um “design woke”, atiram: “e que espelho de TikTok é esse?”, em referência ao espelho da Branca de Neve, que regressa no quinto filme, mas que vai ser usado para fazer scroll como num smartphone, avaliando pelo tão odiado vídeo de apresentação de elenco.
Outros, no entanto, não vêm mal na mudança, e acreditam que é precisamente isso que está a incomodar tanta gente. “As pessoas não gostam que coisas com as quais cresceram mudem”, escreve um utilizador.
Além da desilusão à primeira vista, os fãs também notaram falhas flagrantes no teaser, que contrariam a querida narrativa dos filmes. A filha do ogre e de Fiona, Felicia, parece ter deixado de ter os olhos azuis da mãe, uma característica que embelezava a ligação emocional da família: os filhos, que nascem no terceiro filme, tinham os olhos do pai, e a filha os da mãe — o equilíbrio perfeito.
Felicia, agora adolescente e com um piercing no nariz, é uma das grandes novidades do próximo filme. Vai ter a voz da atriz Zendaya, que se junta ao velho “gangue” composto por Mike Myers (Shrek), Eddie Murphy (Burro) e Cameron Diaz (Fiona), de regresso ao cinema 11 anos depois.
O retorno que não foi confirmado foi o do Gato das Botas como o conhecemos, Antonio Banderas, apesar de o famoso ator ter dado recentemente voz à mesma personagem no filme “O gato das botas: o último desejo”, em 2022.
A rejeição do “novo” Shrek fez lembrar o de Sonic, cujo design também foi altamente criticado em 2019, quando o trailer foi lançado. As críticas foram tantas que a Paramount Pictures anunciou um “novo” Sonic dias mais tarde, com uma cara à imagem dos fãs. “Se conseguimos mudar o Sonic, também podemos mudar isto”, escreveu outro utilizador no Twitter.
O Shrek 5 chegará aos cinemas na véspera da véspera de Natal, 23 de dezembro de 2026.