“Não seria bom” o Estado recuperar 100% da TAP. Neeleman lembra dívidas e aviões velhos

Fortune Live Media / Flickr

David Neeleman, principal accionista privado do Consórcio Atlantic Gateway que detém 45% da TAP.

O principal accionista privado da TAP, o brasileiro David Neeleman, não sabe se o Governo está interessado em recuperar para o Estado a totalidade do capital da companhia de aviação, mas deixa já o aviso de que “não seria bom” para a empresa.

“Caberá ao Governo responder, mas não acredito pois não seria bom para a TAP”, considera David Neeleman, o principal accionista privado do Consórcio Atlantic Gateway que detém 45% da TAP, numa entrevista ao Expresso.

“O Estado já foi dono da TAP e no momento em que pegámos na empresa na privatização, a TAP estava sem recursos para pagar salários, com aviões muito velhos e uma dívida enorme“, recorda Neeleman, citando ainda as “leis europeias e internacionais” que “são muito restritivas relativamente aos apoios e fundos que os Estados podem colocar nas suas empresas quando competem com empresas privadas”.

Estas palavras surgem numa altura em que é claro o desconforto entre os dois principais accionistas da TAP, o Consórcio Atlantic Gateway e o Estado, que detém 50% da empresa, na sequência da polémica do pagamento de prémios de 1,17 milhões de euros a alguns colaboradores, após um ano em que a empresa teve prejuízos de 118 milhões.

“Foi um mal entendido que já foi esclarecido”, repete Neeleman, frisando que o CEO que escolheu para a TAP, Antonoaldo Neves, lhe ligou “há meses, antes de qualquer discussão sobre o tema, e disse que eles nunca aceitariam um prémio”.

Neeleman também deixa elogios à comissão executiva da transportadora, que foi ele a escolher, frisando que “está a fazer um excelente trabalho”.

Quanto ao relacionamento com o Estado, Neeleman frisa que os contratos assinados “têm sido cumpridos de parte a parte”.

E depois da reprimenda do ministro Pedro Nuno Santos que falou em “quebra da relação de confiança” com a liderança da TAP, no âmbito da polémica dos prémios, Neeleman ameniza o desconforto, sublinhando que “não haverá qualquer problema” num futuro encontro entre ambos. “Somos pessoas bastante directas e sinceras“, frisa, apontando que têm mantido contactos por diversas vias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …