Espanha. PSOE rejeita proposta “inviável” do Podemos para coligação

ZIPI / EPA

O primeiro-ministro espanhol e líder do PSOE, Pedro Sánchez, com o líder do Podemos, Pablo Iglesias

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) rejeitou nesta terça-feira a proposta do Unidas Podemos para uma coligação fovernamental, que considera “inviável”, e convidou a plataforma de esquerda a encontrar “outras fórmulas” que facilitem a governabilidade e um programa progressista.

Em comunicado, o partido de Pedro Sánchez respondeu à nova proposta apresentada pelo Unidas Podemos “para retomar o diálogo” na qual insistem, mais uma vez, em ter uma vice-presidência e três ministérios.

Os socialistas consideram que a nova proposta é “muito próxima” em matéria programática das medidas incluídas no discurso de investidura de Pedro Sánchez, mas, sublinham, “não contém qualquer avanço relativamente à posição que o Unidas Podemos mantém desde o princípio”.

“Esperamos que possa conseguir-se um acordo amplo para permitir desbloquear a situação política e que, rapidamente, Espanha conte com o governo que os espanhóis votaram: um governo progressista, feminista, ecologista e europeísta liderado pelo PSOE”, refere o comunicado do partido.

Para os socialistas, uma coligação não está em cima da mesa: “Defendemos um único Governo, com uma estrutura de funcionamento clara e eficaz que evite a existência de dois governos dentro do mesmo Conselho de Ministros”, lê-se no comunicado, que acrescenta que o fracasso na investidura “evidenciou a inviabilidade de um governo de coligação”.

A 25 de julho, o parlamento espanhol chumbou, pela segunda vez numa semana, a recondução como primeiro-ministro do socialista Pedro Sánchez, que tem até setembro para fazer uma nova tentativa. Se não o conseguir, haverá novas eleições.

Os socialistas frisam ainda “importantes diferenças” entre as duas formações “em questões de Estado”, como a temática da Catalunha, sobre a qual, afirmam, “a proposta do PSOE é conhecida: diálogo dentro da legalidade, respeito pela Constituição e fortalecimento do estado autonómico”.

O Unidas Podemos enviou a nova proposta ao PSOE com “medidas programáticas e competências” para retomar o diálogo sobre a constituição de um Governo de coligação.

A proposta contempla “quatro opções distintas” para a participação do Unidas Podemos na partilha de responsabilidades no executivo e uma proposta programática com base nos pontos que já tinham sido abordados com o PSOE no mês de julho.

No documento, o partido liderado por Pablo Iglesias identifica dez pontos essenciais para as negociações, como o fim da reforma laboral, a universalização da rede pública de escolas até aos três anos, a “construção de um país feminista”, a colocação dos “espanhóis alheados” no centro das políticas do “novo governo” e a luta contra a corrupção.

A lista inclui ainda medidas sobre a descida do preço dos arrendamentos de casas, garantias sobre o direito à habitação, justiça social e “luta pela emergência climática”, assim como dinamizar a ciência e a investigação e impulsionar “uma nova Europa mais democrática e social”.

O Unidas Podemos afirma no documento que os espanhóis votaram no dia 28 de abril para que os partidos políticos “dialoguem, negoceiem e alcancem acordos”, pelo que considera importante a negociação para se conseguir “um governo de coligação que trabalhe para as pessoas”.

Em Espanha, vive-se um impasse político desde as últimas eleições legislativas porque apesar da vitória o PSOE, não houve uma maioria parlamentar pelo que tem de conseguir pactos ou coligações para formar Governo.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …

Investigadores escrevem carta na Science para pressionar o Governo a desistir do aeroporto do Montijo

Investigadores portugueses acusam o governo português de ir contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu ao persistir na construção do aeroporto no Montijo, apontando sobretudo o efeito destrutivo em centenas de milhares de aves no …

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …

Revelados novos petróglifos neolíticos nas cavernas da "Montanha Alienígena"

Um astrobiólogo e geólogo do Sri Lanka descobriu "petróglifos neolíticos únicos" muito diferentes dos até agora descobertos no Sri Lanka. Estas verdadeiras obras de arte foram esculpidas nas paredes das cavernas na lendária “Montanha Alienígena”. Segundo …