/

Esculturas sugerem que os mesoamericanos já conheciam o magnetismo há 2 mil anos

As esculturas de pedra antiga expostas num parque na Guatemala são magnetizadas em certos pontos, sugerindo a civilização pré-colombiana que os fez tinha um conhecimento prático sobre o magnetismo.

Onze dessas esculturas de cabeças gigantes e corpos distorcidos, conhecidos como “barrigudos” por causa das suas formas rotundas distintas, estão em exibição numa praça na pequena cidade de La Democracia, perto da costa do Pacífico da Guatemala. Foram instalados lá na década de 1970 depois de serem trazidos de locais antigos na região vizinha de Monte Alto.

Acredita-se que os guatemaltecos tenham criado essas esculturas há mais de 2.000 anos. Estudos anteriores das esculturas sugeriram que várias tinham anomalias magnéticas nas suas superfícies.

No novo estudo, uma equipa liderada por cientistas da Universidade de Harvard estudou as esculturas para fornecer um mapeamento magnético detalhado das suas superfícies. A equipa percebeu que 10 das 11 esculturas tinham anomalias magnéticas significativas e seis delas mostraram fortes anomalias magnéticas que foram criadas por raios enquanto as pedras ainda estavam no chão.

Muitas das cabeças e corpos gigantes das antigas esculturas foram esculpidas para fazer com as anomalias magnéticas se alinhassem com as bochechas direitas das esculturas ou os seus umbigos – sugerindo que os escultores antigos sabiam como detetar o magnetismo e que selecionaram pedregulhos para destacar as partes do corpo.

A descoberta dá força a uma teoria de que as antigas civilizações mesoamericanas conheciam as propriedades do magnetismo e como detetá-lo – possivelmente antes de o magnetismo ter sido descrito na China há 2.700 anos atrás.

Não se sabe ao certo porque é que essas partes do corpo foram escolhidas, mas é provável que o magnetismo das esculturas tenha contribuído para a sua influência cultural.

“Os barrigudos pode ter representado os ancestrais da classe dominante e dado forma física à sua reivindicação baseada em hereditariedade sobre o poder”, escreveram os investigadores no estudo publicado na revista Journal of Archaeological Science. “Se essa interpretação estiver correta, a capacidade dos barrigudos de se desviar, dramaticamente na maioria dos casos, de uma pedra fundamental suspensa teria servido para reforçar a sua mensagem de continuidade ancestral viva.”

A historiadora de arte Julia Guernsey, professora da Universidade do Texas, que escreveu um livro sobre as esculturas, está entusiasmada com a nova investigação. “Os resultados falam sobre o significado da pedra na antiga Mesoamérica e as propriedades simbólicas, mas também sobre antigos entendimentos de corpos humanos e crenças de que certas características eram particularmente potentes ou poderosos”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.