ERSE alerta para más práticas dos comercializadores de eletricidade e gás natural

1

Se o consumidor “anda há algum tempo a tentar contactar sem sucesso o seu comercializador pela linha telefónica”, deve tentar contactar através de outro meio, como e-mail, página na internet, carta ou presencialmente.

O regulador energético alertou os consumidores sobre más práticas dos comercializadores de eletricidade e de gás natural, recomendando o contacto por diversos meios, uma vez que as empresas “têm de garantir o atendimento telefónico e por escrito”.

De acordo com o alerta publicado no site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), se o consumidor “anda há algum tempo a tentar contactar sem sucesso o seu comercializador pela linha telefónica ou sempre que liga fica em fila de espera”, deve tentar contactar através de outro meio, como e-mail, página na internet, carta ou presencialmente.

“Os comercializadores de energia têm de garantir o atendimento telefónico e por escrito aos consumidores”, vincou a ERSE. Após atendida a chamada, se o período de espera for superior a 60 segundos, “o comercializador tem de disponibilizar uma forma de o consumidor deixar o contacto e o motivo da chamada”.

A ERSE indicou ainda que o comercializador deve responder nos dois dias úteis seguintes, sendo que o custo de uma chamada para o atendimento telefónico “não pode ser superior ao de uma chamada local”.

Por sua vez, as chamadas para comunicação de leituras ou de avarias são gratuitas. “Se as dificuldades de contacto continuarem dê conhecimento à ERSE”, recomenda o regulador. Este alerta tem assim por objetivo informar os consumidores “sobre matérias que são normalmente alvo de dúvidas e reclamações”.

Adicionalmente, a ERSE promove ações de informação e formação “com vista a potenciar uma crescente participação esclarecida dos consumidores de eletricidade e gás natural no mercado”.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.