Erdogan acusa Europa de transformar Mediterrâneo num cemitério

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou hoje os países europeus de terem transformado o mar Mediterrâneo num “cemitério de migrantes”, numa reação às imagens que mostraram o corpo de uma criança síria encontrada numa praia turca.

“Os países europeus que transformaram o Mediterrâneo num cemitério de migrantes partilham a responsabilidade de cada refugiado morto”, afirmou o presidente islâmico-conservador turco, em declarações na capital turca.

Na quarta-feira, a fotografia de Aylan Kurdi, o menino sírio de três anos cujo corpo deu à costa na praia turca de Bodrum, tornou-se viral no mundo inteiro, provocando uma vaga de indignação e de consternação.

Com o seu pai, o único sobrevivente da família, a sua mãe e o seu irmão de cinco anos, o menino sírio viajava numa pequena embarcação que tentava alcançar a costa grega.

“O corpo de uma pequena criança de três anos foi encontrado nas nossas praias. Será que a humanidade não deve ser responsabilizada?”, questionou o Recep Tayyip Erdogan, diante de uma plateia de empresários, na véspera de uma reunião dos ministros das Finanças e dos governadores dos bancos centrais do G20 em Ancara.

“Não são apenas os migrantes que se estão afogar no Mediterrâneo, mas também a nossa humanidade”, sublinhou o chefe de Estado turco, que denunciou a recusa dos países europeus para acolher mais refugiados sírios nos respetivos territórios.

Erdogan aproveitou a ocasião para recordar que a Turquia acolhe atualmente perto de dois milhões de refugiados sírios que fugiram da guerra civil que afeta a Síria há quatro anos, ao abrigo de uma política de “porta aberta”.

“Não abandonamos as pessoas que fogem de bombas porque somos humanos”, frisou o presidente turco, acrescentando, no entanto, que não é justo sobrecarregar alguns países, nomeadamente a Turquia, com um problema de contornos mundiais.

“Os países europeus que estabeleceram os critérios para os direitos humanos e as liberdades fundamentais estão agora a virar as costas a esses princípios“, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tudo certo! “…perto de dois milhões de refugiados sírios que fugiram da guerra civil que afeta a Síria há quatro anos…” Não fogem do EI, fogem da guerra! ( para quem não percebeu a diferença entre uma coisa e outra )

  2. Sim e que condições maravilhosas lhes dão… tendas no deserto, isolados das populações locais, com direito a guarda policial e auxilio das organizações internacionais, é fácil ser solidário, não? Olhando por esse prisma a Europa não tem
    desertos para montar as tendas dos campos de refugiados, mas pode sempre fazer barracas nas suas muitas montanhas e serras, não? E Portugal, como dizia o outro, sempre tem a margem sul do Tejo ….

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …