Erdogan acusa Europa de transformar Mediterrâneo num cemitério

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou hoje os países europeus de terem transformado o mar Mediterrâneo num “cemitério de migrantes”, numa reação às imagens que mostraram o corpo de uma criança síria encontrada numa praia turca.

“Os países europeus que transformaram o Mediterrâneo num cemitério de migrantes partilham a responsabilidade de cada refugiado morto”, afirmou o presidente islâmico-conservador turco, em declarações na capital turca.

Na quarta-feira, a fotografia de Aylan Kurdi, o menino sírio de três anos cujo corpo deu à costa na praia turca de Bodrum, tornou-se viral no mundo inteiro, provocando uma vaga de indignação e de consternação.

Com o seu pai, o único sobrevivente da família, a sua mãe e o seu irmão de cinco anos, o menino sírio viajava numa pequena embarcação que tentava alcançar a costa grega.

“O corpo de uma pequena criança de três anos foi encontrado nas nossas praias. Será que a humanidade não deve ser responsabilizada?”, questionou o Recep Tayyip Erdogan, diante de uma plateia de empresários, na véspera de uma reunião dos ministros das Finanças e dos governadores dos bancos centrais do G20 em Ancara.

“Não são apenas os migrantes que se estão afogar no Mediterrâneo, mas também a nossa humanidade”, sublinhou o chefe de Estado turco, que denunciou a recusa dos países europeus para acolher mais refugiados sírios nos respetivos territórios.

Erdogan aproveitou a ocasião para recordar que a Turquia acolhe atualmente perto de dois milhões de refugiados sírios que fugiram da guerra civil que afeta a Síria há quatro anos, ao abrigo de uma política de “porta aberta”.

“Não abandonamos as pessoas que fogem de bombas porque somos humanos”, frisou o presidente turco, acrescentando, no entanto, que não é justo sobrecarregar alguns países, nomeadamente a Turquia, com um problema de contornos mundiais.

“Os países europeus que estabeleceram os critérios para os direitos humanos e as liberdades fundamentais estão agora a virar as costas a esses princípios“, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tudo certo! “…perto de dois milhões de refugiados sírios que fugiram da guerra civil que afeta a Síria há quatro anos…” Não fogem do EI, fogem da guerra! ( para quem não percebeu a diferença entre uma coisa e outra )

  2. Sim e que condições maravilhosas lhes dão… tendas no deserto, isolados das populações locais, com direito a guarda policial e auxilio das organizações internacionais, é fácil ser solidário, não? Olhando por esse prisma a Europa não tem
    desertos para montar as tendas dos campos de refugiados, mas pode sempre fazer barracas nas suas muitas montanhas e serras, não? E Portugal, como dizia o outro, sempre tem a margem sul do Tejo ….

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …