ERC não chega a consenso na compra da Media Capital pela Altice

(cv) Altice

Os membros do Conselho Regulador da ERC não reuniram consenso sobre o eventual chumbo ao negócio da venda da Media Capital à Altice. O processo de decisão segue agora para a Autoridade da Concorrência (AdC).

Os três membros do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) não chegaram a acordo sobre a proposta de compra da Media Capital pela Altice, disse esta terça-feira à Lusa fonte ligada ao processo. Perante a falta de consenso, o processo passa agora para a Autoridade da Concorrência.

De acordo com o Expresso, os relatórios produzidos pelos serviços da ERC identificaram um conjunto de possíveis entraves ao pluralismo, à diversidade e à equidade no funcionamento do mercado de media português se a operação avançar nos moldes anunciados e geraram consenso entre o presidente Carlos Magno, o vice-presidente Arons de Carvalho e a vogal Luísa Roseira.

No entanto, na produção das conclusões da deliberação, só Arons de Carvalho e Luísa Roseira quiseram traduzir o teor do relatório no chumbo à operação. Sem a votação dos três membros, a deliberação não tem efeito, escreve o semanário.

Apesar de o próprio patrão da Altice, Patrick Drahi, ter assumido numa reunião com a ERC que a empresa garantiria “o compromisso de adotar medidas de salvaguarda para corrigir potenciais problemas concorrenciais ou ameaças ao pluralismo”, esse propósito acabou por revelar-se insuficiente para alterar o sentido da recomendação do relatório, diz o Expresso.

Antes, a Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) também já tinha emitido um parecer não vinculativo que também propunha à AdC o chumbo à venda.

Em julho, a multinacional dona da PT e da MEO anunciou ter chegado a acordo com os espanhóis da Prisa para a compra do grupo detentor da TVI por 440 milhões de euros.

Fontes do mercado ouvidas pelo semanário dão como certo que o regulador da concorrência deverá levar esta análise para uma investigação mais aprofundada. Caso isso aconteça, tendo em conta os prazos previstos, a decisão final poderá não chegar antes do verão de 2018.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Família de Prince vai processar hospital que tratou músico dias antes de morrer

A família apresentou o processo por morte por negligência contra um médico e um farmacêutico do Trinity Medical Center, nos Estados Unidos, o hospital que assistiu Prince antes de morrer. Os herdeiros de Prince vão processar …

Acordo suspende julgamento de Rúben Semedo por crime de agressão

O julgamento do futebolista português do Villarreal, por uma alegada agressão no exterior de uma discoteca, foi suspenso, esta terça-feira, para as duas partes chegarem a acordo. Rúben Semedo, de 23 anos, é acusado de agredir …

250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demónios". A prática …

Santa Maria impedido de formar internos de otorrino

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade. Artur Condé disse que, "até nova …

Maçã fatiada na mala de mão valeu multa de 500 dólares a passageira

500 dólares, ficar sem o visto "global entry" e ter de ser revistada para o resto da vida foi o preço que Crystal Tadlock teve de pagar por levar uma maçã fatiada na mala de mão. Crystal …

Ex-Presidente Bush hospitalizado um dia após funeral da mulher

O ex-Presidente norte-americano, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue". "O Presidente Bush foi admitido no hospital Houston …

IKEA avisa clientes por lapso no fabrico de placa de fogão

Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo IKEA levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste …

PS pressionado pelo governo brasileiro por causa de Lula. "É tudo falso"

O professor Boaventura de Sousa Santos garante que Ana Catarina Mendes, faltou a um evento solidário por pressão do governo brasileiro. "É falso", desmente a secretária-geral adjunta do PS. Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de …

Bruxelas multa Altice em 124 milhões de euros por compra da PT Portugal

A Comissão Europeia sanciona a multinacional Altice com o pagamento de uma multa de 124,5 milhões de euros por violação das regras comunitárias, no âmbito da compra da PT Portugal, operação que concretizou antes da …

Com 12 anos, apanhou um comboio, dois aviões e foi para Bali sozinho

Drew, nome fictício, é um menino de 12 anos, natural de Sydney que não gostou de ouvir a mãe a dizer não a uma viagem a Bali. Pôs os pés ao caminho e foi sozinho. Drew, …