ERC não chega a consenso na compra da Media Capital pela Altice

(cv) Altice

Os membros do Conselho Regulador da ERC não reuniram consenso sobre o eventual chumbo ao negócio da venda da Media Capital à Altice. O processo de decisão segue agora para a Autoridade da Concorrência (AdC).

Os três membros do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) não chegaram a acordo sobre a proposta de compra da Media Capital pela Altice, disse esta terça-feira à Lusa fonte ligada ao processo. Perante a falta de consenso, o processo passa agora para a Autoridade da Concorrência.

De acordo com o Expresso, os relatórios produzidos pelos serviços da ERC identificaram um conjunto de possíveis entraves ao pluralismo, à diversidade e à equidade no funcionamento do mercado de media português se a operação avançar nos moldes anunciados e geraram consenso entre o presidente Carlos Magno, o vice-presidente Arons de Carvalho e a vogal Luísa Roseira.

No entanto, na produção das conclusões da deliberação, só Arons de Carvalho e Luísa Roseira quiseram traduzir o teor do relatório no chumbo à operação. Sem a votação dos três membros, a deliberação não tem efeito, escreve o semanário.

Apesar de o próprio patrão da Altice, Patrick Drahi, ter assumido numa reunião com a ERC que a empresa garantiria “o compromisso de adotar medidas de salvaguarda para corrigir potenciais problemas concorrenciais ou ameaças ao pluralismo”, esse propósito acabou por revelar-se insuficiente para alterar o sentido da recomendação do relatório, diz o Expresso.

Antes, a Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) também já tinha emitido um parecer não vinculativo que também propunha à AdC o chumbo à venda.

Em julho, a multinacional dona da PT e da MEO anunciou ter chegado a acordo com os espanhóis da Prisa para a compra do grupo detentor da TVI por 440 milhões de euros.

Fontes do mercado ouvidas pelo semanário dão como certo que o regulador da concorrência deverá levar esta análise para uma investigação mais aprofundada. Caso isso aconteça, tendo em conta os prazos previstos, a decisão final poderá não chegar antes do verão de 2018.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …