Encontrado o primeiro navio dos EUA afundado por kamikazes na II Guerra Mundial

Naval History and Heritage Command

Contratorpedeiro U.S.S. Mannert L. Abele, da Marinha dos Estados Unidos

Numa importante descoberta, o U.S.S. Mannert L. Abele, contratorpedeiro da Marinha dos EUA que naufragou durante a Batalha de Okinawa na Segunda Guerra Mundial, foi localizado no fundo do Oceano Pacífico, ao largo da costa de Okinawa, no Japão.

O contratorpedeiro foi encontrado pelo Lost 52 Project, uma organização civil dedicada a encontrar submarinos e navios de guerra perdidos pela Marinha dos Estados Unidos durante a guerra.

O Mannert L. Abele, que naufragou após dois ataques kamikaze em 1945, foi o primeiro navio de guerra a ser atingido por um Ohka japonês — basicamente, uma bomba voadora capaz de atingir velocidades de 960km/h.

Segundo o The New York Times, a descoberta do navio, cujo naufrágio causou a morte de 84 marinheiros, foi confirmada pelo Comando de História e Património Naval da Marinha dos EUA, em Washington.

Tim Taylor, que lidera o projeto Lost 52, descreveu a descoberta como um “achado monumental“, devido à importância histórica da Batalha de Okinawa, que foi a maior batalha da campanha do Pacífico. — durante a qual cerca de 5.000 marinheiros perderam a vida.

O U.S.S. Mannert L. Abele desempenhou um papel vital na Batalha de Okinawa, na qual tinha a missão de detetar e interceptar aeronaves inimigas que se aproximassem.

Apesar de ter resistido a vários ataques kamikaze, acabou por sucumbir a dois acidentes a estibordo, afundando-se nas profundezas do Oceano Pacífico, local onde permaneceu até agora.

O Lost 52 Project, assim chamado em homenagem ao número de submarinos da Marinha dos EUA desaparecidos na Segunda Guerra Mundial, tem um histórico de descobertas significativas, como o U.S.S. Grayback, submarino que se afundou durante o combate ao largo de Okinawa um ano antes do Abele — e que esteve perdido durante 75 anos devido a um erro de tradução.

O Almirante Sam Cox, líder do comando histórico da Marinha, explicou que a Marinha considera navios de guerra afundados como túmulos, pelo que o USS Mannert L. Abele será deixado a repousar sem perturbações.

O navio foi batizado em homenagem ao Tenente Comandante Mannert L. Abele, comandante de um submarino da marinha norte-americana que se perdeu no mar durante a guerra, e que foi condecorado postumamente com a Cruz da Marinha por ter afundado três navios japoneses num único dia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.