Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Archaeological Services WYAS

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo.

Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 garrafas de cerveja enterradas, no Reino Unido, no local de uma antiga cervejaria da era vitoriana. Os investigadores analisaram a cerveja dentro das garrafas e verificaram que continha concentrações perigosas de chumbo.

De acordo com o jornal britânico Yorkshire Evening Post, a descoberta deu-se numa altura em que se planeia construir um bairro residencial nesta localização. Lá está localizada a cervejaria Tetley, que data do reinado da rainha Vitória, mas cujo local em si remonta à era medieval inglesa.

Os investigadores acreditam que as garrafas têm cerca de 140 anos. Uma variedade de marcas foi encontrada na pilha de garrafas, mas a maioria estava identificada como “J. E. Richardson, de Leeds”, escreve o Gizmodo.

Muitas das garrafas ainda continham líquido, que inicialmente os arqueólogos pensaram tratar-se de cerveja de gengibre. Para tirara as dúvidas, enviaram amostras para análise em laboratório.

“Lembram-se das garrafas que encontramos? Bem, a análise voltou!”, escreveu o grupo de arqueologia numa publicação no Facebook, no dia 20 de março. Ao contrário do que pensavam, era mesmo cerveja. Todavia, apresentava elevados níveis de chumbo, que a tornavam tóxica.

“Esta cerveja teria sido prejudicial à saúde”, escreveu a equipa de arqueólogos nas redes sociais. “Suspeitamos que isto seja resultado da água proveniente dos tubos de chumbo“. Esta água terá então sido usada para fabricar a cerveja, numa altura em que os tubos de chumbo eram latamente usados no Reino Unido.

Só mais tarde é que as pessoas começaram a perceber os perigos para a saúde do excesso de chumba na água potável. O consumo excessivo de chumbo pode levar a problemas cardiovasculares, enfraquecimento dos rins e problemas de fertilidade em homens e mulheres.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …