Veículos elétricos vão aumentar 40 vezes em Portugal até 2030

É previsto que até 2030 o número de veículos elétricos em Portugal aumente 40 vezes, chegando aos 655 mil. Na Europa serão mais de 40 milhões de elétricos e híbridos.

A previsão é feita pela Eurelectric, a Associação das Empresas Elétricas Europeias, que integra empresas como a EDP, Enel, Endesa, entre outras. O estudo calcula que o número de veículos elétricos e híbridos em Portugal chegue aos 655 mil até 2030. Isto representaria um aumento de 40 vezes o número atual.

As medidas que a União Europeia tem adotado para um controlo mais apertado às emissões de CO2 podem justificar em parte o aumento deste tipo de veículos. O facto de serem mais económicos e amigos do ambiente são fatores que explicam esta mudança.

Em 2018, a União Europeia contabilizou apenas um milhão de carros, carrinhas e camiões elétricos ou híbridos. Até 2030, a Eurelectric calcula que esse número também aumente 40 vezes, chegando aos 40 milhões de veículos. No mesmo sentido, a frota portuguesa poderá passar de 16.300 carros para cerca de 655 mil em 2030.

“Para chegar lá, têm de ser feitos investimentos enormes de infraestruturas de carregamento. Sem isso, a descarbonização dos transportes via eletrificação está em risco”, alerta Petar Georgiev, especialista em mobilidade elétrica da Eurelectric, em declarações ao Dinheiro Vivo.

Georgiev afirma ainda que os governos nacionais e os reguladores têm de agir para “assegurar uma rede sólida de pontos de carregamento”, para facilitar esta mudança para os veículos elétricos. O búlgaro explica ainda que “a realidade a que hoje assistimos está longe de cumprir as expectativas“, justificando que há poucos postos públicos de carregamento.

“A legislação europeia recomenda um máximo de dez carros por ponto de carregamento, enquanto em Portugal ainda se assiste a uma média de 12 veículos por cada ponto, de acordo com números da Comissão Europeia”, disse o especialista da Eurelectric.

Contudo, mostra-se otimista em relação ao desenvolvimento do mercado português, realçando a grande melhoria de vendas de veículos elétricos e híbridos no território nacional. “Portugal é o quarto país da Europa onde mais elétricos se vendem“, disse Georgiev.

Na entrevista concedida ao suplemento de economia do DN, o especialista refere ainda que Portugal tem uma grande produção de energia renovável, que se revela uma vantagem na integração dos veículos elétricos. Georgiev considera que Portugal “tem uma das maiores capacidades para alterar a sua frota do diesel para o elétrico“.

A legislação da União Europeia também facilita esta mudança, com a atribuição de créditos às fabricantes de incentivo ao cumprimento das metas de emissões de CO2. Em 2020, a marca ao vender um veículo com emissões inferiores a 60 gramas de dióxido de carbono, equipado com baterias elétricas, conta como se tivesse vendido dois carros não poluentes.

Petar Georgiev sugeriu ainda que o governo português apostasse fortemente na eletrificação dos autocarros, justificando que “compensa a longo prazo”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …