“Dust Lady” do 11 de Setembro morre de cancro aos 42 anos

d.r. Stan Honda

Marcy Borders numa das fotografias mais icónicas da tragédia do 11 de Setembro de 2001

Marcy Borders numa das fotografias mais icónicas da tragédia do 11 de Setembro de 2001

Uma das mais icónicas sobreviventes dos atentados de 11 de setembro morreu aos 42 anos, vítima de cancro de estômago.

Marcy Borders tornou-se conhecida a 11 de setembro de 2001, depois de ter sido fotografada pelo fotojornalista Stan Honda, coberta de pó, depois dos ataques terroristas ao World Trade Center.

Borders, mãe de dois filhos, morreu esta segunda-feira, informou a sua família no Facebook.

A americana dizia que tinha desenvolvido a doença ao inalar a poeira durante o ataque e passou a sofrer de alcoolismo e ansiedade nos anos a seguir à tragédia.

“Não posso acreditar que a minha irmã se foi”, lamentou o seu irmão, Michael Borders, no Facebook.

O primo, John Borders, chamou-a de “heroína” e afirmou que Mary tinha finalmente “sucumbido às doenças que tomaram conta do seu corpo desde o 11 de setembro“.

“Além de perder tantos amigos e colegas de trabalho depois desse dia trágico, as dores do passado descobriram uma forma de voltar à tona”, acrescentou.

A 11 de setembro de 2011, Borders trabalhava havia apenas um mês no escritório do Bank of America, no 81º andar da Torre Norte, quando o avião atingiu o edifício.

“O prédio começou a tremer e a baloiçar. Descontrolei-me. Lutei para sair dali”, descreveu ao jornal britânico Daily Mail em 2011.

Desafiando as instruções da sua chefe para que ficasse onde estava, Marcy fugiu pelas escadas e depois pelo lobby de um edifício adjacente, onde foi fotografada pelo fotojornalista Stan Honda.

Honda recordou o momento numa publicação na sua conta no Facebook, quando se completaram 10 anos de aniversário da tragédia.

“Uma mulher surgiu completamente coberta com pó. Estava bem vestida e, durante um segundo, parou no lobby. Tirei-lhe uma foto antes de um polícia começar a encaminhar as pessoas para uma espécie de mezzanine, porque pensavam que seria mais seguro do que no rés do chão”, recorda Honda.

Natural de Nova Jersey, Borders não sabia que tinha sido fotografada até que a sua mãe viu a imagem no dia seguinte e contactou o fotógrafo.

Problemas

Nos anos que se seguiram aos ataques, enquanto a foto acabou por se tornar uma das mais imagens mais icónicas da tragédia, Borders sofreu de depressão grave e vício de drogas, perdendo a custódia dos seus dois filhos.

“Não consegui ir a um único dia de trabalho em 10 anos e, em 2011, estava completamente perturbada”, afirmou ao jornal americano New York Post nesse ano. “Todas as vezes que via um avião, entrava em pânico”, afirma.

Depois de passar por uma clínica de reabilitação em abril de 2011, Marcy abandonou o vício e recuperou a custódia dos filhos. Em novembro de 2014, revelou que tinha cancro de estômago.

Borders dizia acreditar que o cancro que desenvolveu foi resultado do que aconteceu em 2001.

“Acredito piamente nisso porque nunca tive doença nenhuma”, disse ao jornal americano New Jersey Journal. “Eu não sofro de pressão alta, colesterol alto, diabetes”.

Milhares de pessoas que estavam nos arredores das Torres Gémeas naquele dia também foram diagnosticadas com cancro, mas os médicos não confirmam qualquer ligação da doença com os ataques.

Em 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, instituiu um fundo de 2,5 mil milhões de euros para compensar os que tiveram problemas de saúde relacionados com os ataques.

A filha de Borders, Noelle, afirmou ao New York Post esta quarta-feira que a mãe “lutou uma batalha surpreendente”.

“Ela não se tornou apenas conhecida mundialmente; ela é e será para sempre a minha heroína”, disse ela.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com tanta porcaria que as pessoas comem e metem no corpo, como é que podem chegar à conclusão de uma causa em concreto? NUNCA!
    As pessoas nem imaginam a quantidade de químicos a que estamos expostos no dia a dia.

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …