Djokovic bate Federer e conquista o penta na final mais longa de Wimbledon

Nic Bothma / EPA

O tenista sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, venceu este domingo pela quinta vez em Wimbledon, terceiro torneio do Grand Slam da temporada, ao vencer o suíço Roger Federer, terceiro da hierarquia.

Frente ao recordista de títulos na relva londrina, com oito troféus, Djokovic repetiu os triunfos de 2011, 2014, 2015 e 2018, ao vencer por 7-6 (7-5), 1-6, 7-6 (7-4), 4-6, 13-12 (7-3), em quatro horas e 55 minutos.

O sérvio venceu pela 16.ª vez um troféu do Grand Slam, aproximando-se do recordista Federer, que tem 20 majors, mais dois do que o espanhol Rafael Nadal.

Este foi o 48.º encontro entre os dois tenistas, com Djokovic a somar o 26.º triunfo contra 22 de Federer. Os dois já se tinham encontrado em Wimbledon por três ocasiões, tendo o sérvio ganho as finais de 2014 e 2015 e o suíço levado a melhor nas meias de 2012.

Os dois jogadores só se encontraram em mais duas finais do Grand Slam, ambas no US Open, com Federer a impor-se em 2007 e Djokovic a responder em 2015. No domingo, o sérvio tenta o seu 16.º título no Grand Slam, na 25.ª final, e Federer o 21.º, em 31, para solidificar a liderança do ranking.

“Acredito que esta foi uma maiores vitórias da minha carreira”, afirmou o sérvio após erguer o troféu na zona central do All England Club.

Federer, que não derrota Djokovic num Grand Slam desde a acima mencionada semifinal de 2012 em Wimbledon, buscava acabar com o domínio do número 1 do mundo no circuito e tentava somar um 9º título em Londres, mas, apesar do esforço, falhou.

“Vou tentar esquecer isto”, brincou Federer diante do público inglês, que claramente torceu pelo o suíço durante toda a partida. “Mas foi um grande jogo, foi longo e teve de tudo. Não pude dar mais de mim, dei tudo que tinha”, disse felicitando Djokovic pela “partida louca”.

A final mais longa disputada em Wimbledon até então era a de 2008, quando Federer perdeu em quatro sets para Rafael Nadal após quatro horas e 48 minutos, numa partida também inédita, considerada uma das melhores da história do ténis.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …