Diminuição na taxa de vacinação pode aumentar sarampo em 4.000%

Francis R. Malasig / EPA

A taxa de vacinação entre crianças em idade escolar no estado do Texas, nos Estados Unidos, está a cair para níveis perigosos, e os especialistas em saúde pública alertam agora para uma grande epidemia de sarampo.

Um estudo, recentemente publicado pela Universidade de Pittsburgh na Infectious Diseases, revelou dados surpreendentes que servem de alerta para a população sobre imunização. De acordo com a investigação, se a vacinação do sarampo diminuir em 5%, as taxas de sarampo podem aumentar em 4.000%.

David Sinclair, autor principal do artigo científico, refere que, com as atuais taxas de vacinação, existe um possibilidade significativa de haver um surto, que envolve mais de 400 pessoas, em algumas cidades do Texas. “Prevemos que uma redução contínua nas taxas de vacinação aumentaria exponencialmente possíveis surtos.”

No estado do Texas, as taxas de vacinação são muito baixas e, consequentemente, preocupantes. O problema de vacinação é muito grave e preocupa os Estados Unidos. Uma das estatísticas mais sérias da pesquisa sugere que se a vacinação nas escolas cair 5%, a possibilidade de existirem surtos de sarampo aumenta exponencialmente em cada uma das áreas metropolitanas de Dallas-Fort Worth, Austin e Houston, todas sujeitas a surtos capazes de envolver de 500 a mil pessoas.

Atualmente, o Texas é o segundo maior estado em termos de população, e as suas leis de isenção de vacinas são algumas das menos eficazes nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, à medida que mais pais optam por não vacinar por motivos pessoais ou religiosos, as cidades do Texas, grandes e pequenas, tornaram-se cada vez mais vulneráveis ​​ao vírus do sarampo.

“As simulações sugerem que grandes surtos ocorrem onde há uma população significativa de estudantes para quem uma vacina foi recusada; no entanto, as infeções não se limitam a esses estudantes”, alertam os autores, citados pelo Science Alert.

Em todos os cenários analisados, em que mais de 25 pessoas foram infetadas, 64% dos casos ocorreram em estudantes cujos pais se recusaram a vaciná-los, enquanto 36% ocorreram em transeuntes inocentes, que não podem ser vacinados ou cuja vacinação não forneceu imunidade. Quando a taxa de vacinação foi reduzida em mais 5%, os casos dispararam.

William Moss, epidemiologista da Johns Hopkins que não esteve envolvido no estudo, disse à Newsweek que ficou surpreso com estes resultados extremos.

Atualmente, as isenções de vacinação por motivos religiosos ou pessoais são permitidas em 45 estados. Nos primeiros cinco meses deste ano, os Estados Unidos relataram 971 casos de sarampo – o maior número visto desde 1992.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …