/

Diminuição na taxa de vacinação pode aumentar sarampo em 4.000%

Francis R. Malasig / EPA

A taxa de vacinação entre crianças em idade escolar no estado do Texas, nos Estados Unidos, está a cair para níveis perigosos, e os especialistas em saúde pública alertam agora para uma grande epidemia de sarampo.

Um estudo, recentemente publicado pela Universidade de Pittsburgh na Infectious Diseases, revelou dados surpreendentes que servem de alerta para a população sobre imunização. De acordo com a investigação, se a vacinação do sarampo diminuir em 5%, as taxas de sarampo podem aumentar em 4.000%.

David Sinclair, autor principal do artigo científico, refere que, com as atuais taxas de vacinação, existe um possibilidade significativa de haver um surto, que envolve mais de 400 pessoas, em algumas cidades do Texas. “Prevemos que uma redução contínua nas taxas de vacinação aumentaria exponencialmente possíveis surtos.”

No estado do Texas, as taxas de vacinação são muito baixas e, consequentemente, preocupantes. O problema de vacinação é muito grave e preocupa os Estados Unidos. Uma das estatísticas mais sérias da pesquisa sugere que se a vacinação nas escolas cair 5%, a possibilidade de existirem surtos de sarampo aumenta exponencialmente em cada uma das áreas metropolitanas de Dallas-Fort Worth, Austin e Houston, todas sujeitas a surtos capazes de envolver de 500 a mil pessoas.

Atualmente, o Texas é o segundo maior estado em termos de população, e as suas leis de isenção de vacinas são algumas das menos eficazes nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, à medida que mais pais optam por não vacinar por motivos pessoais ou religiosos, as cidades do Texas, grandes e pequenas, tornaram-se cada vez mais vulneráveis ​​ao vírus do sarampo.

“As simulações sugerem que grandes surtos ocorrem onde há uma população significativa de estudantes para quem uma vacina foi recusada; no entanto, as infeções não se limitam a esses estudantes”, alertam os autores, citados pelo Science Alert.

Em todos os cenários analisados, em que mais de 25 pessoas foram infetadas, 64% dos casos ocorreram em estudantes cujos pais se recusaram a vaciná-los, enquanto 36% ocorreram em transeuntes inocentes, que não podem ser vacinados ou cuja vacinação não forneceu imunidade. Quando a taxa de vacinação foi reduzida em mais 5%, os casos dispararam.

William Moss, epidemiologista da Johns Hopkins que não esteve envolvido no estudo, disse à Newsweek que ficou surpreso com estes resultados extremos.

Atualmente, as isenções de vacinação por motivos religiosos ou pessoais são permitidas em 45 estados. Nos primeiros cinco meses deste ano, os Estados Unidos relataram 971 casos de sarampo – o maior número visto desde 1992.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.