Diminuição na taxa de vacinação pode aumentar sarampo em 4.000%

Francis R. Malasig / EPA

A taxa de vacinação entre crianças em idade escolar no estado do Texas, nos Estados Unidos, está a cair para níveis perigosos, e os especialistas em saúde pública alertam agora para uma grande epidemia de sarampo.

Um estudo, recentemente publicado pela Universidade de Pittsburgh na Infectious Diseases, revelou dados surpreendentes que servem de alerta para a população sobre imunização. De acordo com a investigação, se a vacinação do sarampo diminuir em 5%, as taxas de sarampo podem aumentar em 4.000%.

David Sinclair, autor principal do artigo científico, refere que, com as atuais taxas de vacinação, existe um possibilidade significativa de haver um surto, que envolve mais de 400 pessoas, em algumas cidades do Texas. “Prevemos que uma redução contínua nas taxas de vacinação aumentaria exponencialmente possíveis surtos.”

No estado do Texas, as taxas de vacinação são muito baixas e, consequentemente, preocupantes. O problema de vacinação é muito grave e preocupa os Estados Unidos. Uma das estatísticas mais sérias da pesquisa sugere que se a vacinação nas escolas cair 5%, a possibilidade de existirem surtos de sarampo aumenta exponencialmente em cada uma das áreas metropolitanas de Dallas-Fort Worth, Austin e Houston, todas sujeitas a surtos capazes de envolver de 500 a mil pessoas.

Atualmente, o Texas é o segundo maior estado em termos de população, e as suas leis de isenção de vacinas são algumas das menos eficazes nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, à medida que mais pais optam por não vacinar por motivos pessoais ou religiosos, as cidades do Texas, grandes e pequenas, tornaram-se cada vez mais vulneráveis ​​ao vírus do sarampo.

“As simulações sugerem que grandes surtos ocorrem onde há uma população significativa de estudantes para quem uma vacina foi recusada; no entanto, as infeções não se limitam a esses estudantes”, alertam os autores, citados pelo Science Alert.

Em todos os cenários analisados, em que mais de 25 pessoas foram infetadas, 64% dos casos ocorreram em estudantes cujos pais se recusaram a vaciná-los, enquanto 36% ocorreram em transeuntes inocentes, que não podem ser vacinados ou cuja vacinação não forneceu imunidade. Quando a taxa de vacinação foi reduzida em mais 5%, os casos dispararam.

William Moss, epidemiologista da Johns Hopkins que não esteve envolvido no estudo, disse à Newsweek que ficou surpreso com estes resultados extremos.

Atualmente, as isenções de vacinação por motivos religiosos ou pessoais são permitidas em 45 estados. Nos primeiros cinco meses deste ano, os Estados Unidos relataram 971 casos de sarampo – o maior número visto desde 1992.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …