Diminuição na taxa de vacinação pode aumentar sarampo em 4.000%

Francis R. Malasig / EPA

A taxa de vacinação entre crianças em idade escolar no estado do Texas, nos Estados Unidos, está a cair para níveis perigosos, e os especialistas em saúde pública alertam agora para uma grande epidemia de sarampo.

Um estudo, recentemente publicado pela Universidade de Pittsburgh na Infectious Diseases, revelou dados surpreendentes que servem de alerta para a população sobre imunização. De acordo com a investigação, se a vacinação do sarampo diminuir em 5%, as taxas de sarampo podem aumentar em 4.000%.

David Sinclair, autor principal do artigo científico, refere que, com as atuais taxas de vacinação, existe um possibilidade significativa de haver um surto, que envolve mais de 400 pessoas, em algumas cidades do Texas. “Prevemos que uma redução contínua nas taxas de vacinação aumentaria exponencialmente possíveis surtos.”

No estado do Texas, as taxas de vacinação são muito baixas e, consequentemente, preocupantes. O problema de vacinação é muito grave e preocupa os Estados Unidos. Uma das estatísticas mais sérias da pesquisa sugere que se a vacinação nas escolas cair 5%, a possibilidade de existirem surtos de sarampo aumenta exponencialmente em cada uma das áreas metropolitanas de Dallas-Fort Worth, Austin e Houston, todas sujeitas a surtos capazes de envolver de 500 a mil pessoas.

Atualmente, o Texas é o segundo maior estado em termos de população, e as suas leis de isenção de vacinas são algumas das menos eficazes nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, à medida que mais pais optam por não vacinar por motivos pessoais ou religiosos, as cidades do Texas, grandes e pequenas, tornaram-se cada vez mais vulneráveis ​​ao vírus do sarampo.

“As simulações sugerem que grandes surtos ocorrem onde há uma população significativa de estudantes para quem uma vacina foi recusada; no entanto, as infeções não se limitam a esses estudantes”, alertam os autores, citados pelo Science Alert.

Em todos os cenários analisados, em que mais de 25 pessoas foram infetadas, 64% dos casos ocorreram em estudantes cujos pais se recusaram a vaciná-los, enquanto 36% ocorreram em transeuntes inocentes, que não podem ser vacinados ou cuja vacinação não forneceu imunidade. Quando a taxa de vacinação foi reduzida em mais 5%, os casos dispararam.

William Moss, epidemiologista da Johns Hopkins que não esteve envolvido no estudo, disse à Newsweek que ficou surpreso com estes resultados extremos.

Atualmente, as isenções de vacinação por motivos religiosos ou pessoais são permitidas em 45 estados. Nos primeiros cinco meses deste ano, os Estados Unidos relataram 971 casos de sarampo – o maior número visto desde 1992.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …