Diminuição na taxa de vacinação pode aumentar sarampo em 4.000%

Francis R. Malasig / EPA

A taxa de vacinação entre crianças em idade escolar no estado do Texas, nos Estados Unidos, está a cair para níveis perigosos, e os especialistas em saúde pública alertam agora para uma grande epidemia de sarampo.

Um estudo, recentemente publicado pela Universidade de Pittsburgh na Infectious Diseases, revelou dados surpreendentes que servem de alerta para a população sobre imunização. De acordo com a investigação, se a vacinação do sarampo diminuir em 5%, as taxas de sarampo podem aumentar em 4.000%.

David Sinclair, autor principal do artigo científico, refere que, com as atuais taxas de vacinação, existe um possibilidade significativa de haver um surto, que envolve mais de 400 pessoas, em algumas cidades do Texas. “Prevemos que uma redução contínua nas taxas de vacinação aumentaria exponencialmente possíveis surtos.”

No estado do Texas, as taxas de vacinação são muito baixas e, consequentemente, preocupantes. O problema de vacinação é muito grave e preocupa os Estados Unidos. Uma das estatísticas mais sérias da pesquisa sugere que se a vacinação nas escolas cair 5%, a possibilidade de existirem surtos de sarampo aumenta exponencialmente em cada uma das áreas metropolitanas de Dallas-Fort Worth, Austin e Houston, todas sujeitas a surtos capazes de envolver de 500 a mil pessoas.

Atualmente, o Texas é o segundo maior estado em termos de população, e as suas leis de isenção de vacinas são algumas das menos eficazes nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, à medida que mais pais optam por não vacinar por motivos pessoais ou religiosos, as cidades do Texas, grandes e pequenas, tornaram-se cada vez mais vulneráveis ​​ao vírus do sarampo.

“As simulações sugerem que grandes surtos ocorrem onde há uma população significativa de estudantes para quem uma vacina foi recusada; no entanto, as infeções não se limitam a esses estudantes”, alertam os autores, citados pelo Science Alert.

Em todos os cenários analisados, em que mais de 25 pessoas foram infetadas, 64% dos casos ocorreram em estudantes cujos pais se recusaram a vaciná-los, enquanto 36% ocorreram em transeuntes inocentes, que não podem ser vacinados ou cuja vacinação não forneceu imunidade. Quando a taxa de vacinação foi reduzida em mais 5%, os casos dispararam.

William Moss, epidemiologista da Johns Hopkins que não esteve envolvido no estudo, disse à Newsweek que ficou surpreso com estes resultados extremos.

Atualmente, as isenções de vacinação por motivos religiosos ou pessoais são permitidas em 45 estados. Nos primeiros cinco meses deste ano, os Estados Unidos relataram 971 casos de sarampo – o maior número visto desde 1992.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Marcelo pede a portugueses "noção" sobre momento de transição

O Presidente da República destacou a importância "de as pessoas terem a noção" do momento de transição" na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta. A campanha de vacinação justifica o "momento de transição" que …

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas só confirmam a morte de um português em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, só confirmam a nacionalidade lusa de um óbito. De acordo com a TSF, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …