Os diamantes russos são o próximo alvo a abater para o Ocidente

2

Mikhail Metzel / EPA

A próxima cimeira do G7 vai discutir o avanço de probições à compra de diamantes russos, com a ajuda de uma nova tecnologia que decifra a origem das pedras preciosas e elimina as brechas nas sanções.

Os diamantes podem ser o próximo grande produto russo a ser alvo de sanções e embargos no Ocidente. Os países do G7 estão planear proibir a venda das pedras preciosas de origem russa e o tema deve ser discutido na próxima cimeira, que terá início a 19 de Maio, no Japão.

Até agora, a União Europeia não incluiu os diamantes na lista de produtos russos alvo de um embargo devido aos receios de que o bloqueio abalasse a economia da cidade belga de Antuérpia, que é um dos principais pólos do comércio de diamantes em todo o mundo.

Mas os governos dos países do G7 estão agora a preparar uma proibição à venda deste produto, que terá como objectivo fechar as lacunas que permitem que Moscovo escape às sanções, como por exemplo, a importação de diamantes russos que foram processados e rotulados secretamente noutro país.

Para este fim, o G7 deve recorrer à nova tecnologia da empresa suíça Spacecode, que criou um dispositivo que identifica de que região do mundo os diamantes são originalmente, através de análises morfológicas à sua composição química

Mas ainda não está nada garantido. Ainda não se sabe quando exactamente é que a tecnologia estará pronta e os apoiantes da Ucrânia querem avançar com a proibição da venda de diamantes russos o mais rápido possível, relata o Politico.

As primeiras vendas dos dispositivos da Spacecode não deve arrancar antes do fim deste ano ou até mesmo antes do primeiro trimestre de 2024. A venda em massa só deve começar no final de 2024.

Um responsável europeu aponta que esta demora não deve ser um problema, dado que as sanções sobre outros produtos russos, como o petróleo ou o gás natural, também exigiram um período de transição para que os países compradores encontrassem fornecedores alternativos.

Adriana Peixoto, ZAP //

2 Comments

  1. tem Piada que só vejo Fabricas na Europa a Fechar e Despedimentos, só aqui em portugal algumas Fabricas Grandes já começaram a fechar e a Despedir, mas o que interessa é meter mais Sanções , concordo se elas fizessem efeito mas pelo que vejo o efeito está a ser ao contrario

    • E juízo nessa cabeça, há algum?! Ainda anteontem saíram os dados do crescimento do PIB e Portugal estava muito acima de todas as previsões. Por aqui se vê que a tua desinformação tem perna curta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.