Hoje é o dia mais triste do ano. O mito da “segunda-feira azul”, que já surgiu há mais de 15 anos

O dia 18 de janeiro marca a “segunda-feira azul” – a terceira segunda-feira do mês e o dia mais depressivo do ano. O conceito remonta a 2005, quando o canal de televisão Sky Travel lançou um comunicado no qual afirmava que tinha conseguido calcular o dia mais triste do ano através de uma equação matemática.

Este cálculo foi feito tendo em conta diferentes variáveis: a temperatura média, os dias passados desde o último salário, os dias que faltam até ao próximo feriado, assim como o número de noites passadas em casa, diz a Visão.

Conjugando todos estes fatores, o comunicado do canal de televisão anunciava que a equação “permite calcular o dia com os maiores fatores depressivos.” Desta forma, a Sky Travel afirmou que, graças ao seu algoritmo, as pessoas podiam utilizar estes indicadores para fazer atividades positivas, como marcar férias, de forma a contornar este dia infeliz.

No entanto, vários membros da comunidade científica vieram insurgir-se contra a Sky Travel. Ben Goldacre, do jornal The Guardian, afirmou que o comunicado de imprensa do canal de televisão foi enviado para vários académicos antes de ser publicado, e que lhes foi oferecido dinheiro para o assinarem.

O escritor e psiquiatra britânico acrescentou ainda que o único propósito do comunicado era vender mais viagens . Mais tarde, Cliff Arnall, um dos académicos que subscreveu este comunicado, também se insurgiu contra a fiabilidade do mesmo, dado o fraco rigor científico nos cálculos.

Perante esta forte descredibilização, coloca-se uma questão: como é que o mito da “segunda-feira azul” continua vivo?

De acordo com a revista Forbes, a resposta prende-se com a “pseudociência.” Apesar de não haver absolutamente nada de científico nem factual com o “dia mais triste do ano”, o mês de janeiro é uma altura difícil do ano.

O facto de haver pouco sol, as pessoas regressarem ao trabalho depois do intervalo do Natal, e ser uma altura em que as resoluções de ano novo começam a falhar, faz com que toda esta combinação leva a que este mito se torne concebível nas nossas mentes.

Porém, outros estudos (factuais) podem dar algumas pistas sobre quando é a verdadeira “segunda feira azul”.

Segundo investigadores do Japão, o número de suicídios na segunda-feira para homens é significativamente superior aos outros dias da semana. O estudo indica que a razão para tal pode prender-se com a estrutura da semana de trabalho. Outros estudos indicam que o risco de suicídio é superior na Primavera, não no Inverno.

Contudo, as mudanças de humor e sentimentos depressivos tendem a atingir o seu auge no Inverno.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …