Hoje é o dia mais triste do ano. O mito da “segunda-feira azul”, que já surgiu há mais de 15 anos

O dia 18 de janeiro marca a “segunda-feira azul” – a terceira segunda-feira do mês e o dia mais depressivo do ano. O conceito remonta a 2005, quando o canal de televisão Sky Travel lançou um comunicado no qual afirmava que tinha conseguido calcular o dia mais triste do ano através de uma equação matemática.

Este cálculo foi feito tendo em conta diferentes variáveis: a temperatura média, os dias passados desde o último salário, os dias que faltam até ao próximo feriado, assim como o número de noites passadas em casa, diz a Visão.

Conjugando todos estes fatores, o comunicado do canal de televisão anunciava que a equação “permite calcular o dia com os maiores fatores depressivos.” Desta forma, a Sky Travel afirmou que, graças ao seu algoritmo, as pessoas podiam utilizar estes indicadores para fazer atividades positivas, como marcar férias, de forma a contornar este dia infeliz.

No entanto, vários membros da comunidade científica vieram insurgir-se contra a Sky Travel. Ben Goldacre, do jornal The Guardian, afirmou que o comunicado de imprensa do canal de televisão foi enviado para vários académicos antes de ser publicado, e que lhes foi oferecido dinheiro para o assinarem.

O escritor e psiquiatra britânico acrescentou ainda que o único propósito do comunicado era vender mais viagens . Mais tarde, Cliff Arnall, um dos académicos que subscreveu este comunicado, também se insurgiu contra a fiabilidade do mesmo, dado o fraco rigor científico nos cálculos.

Perante esta forte descredibilização, coloca-se uma questão: como é que o mito da “segunda-feira azul” continua vivo?

De acordo com a revista Forbes, a resposta prende-se com a “pseudociência.” Apesar de não haver absolutamente nada de científico nem factual com o “dia mais triste do ano”, o mês de janeiro é uma altura difícil do ano.

O facto de haver pouco sol, as pessoas regressarem ao trabalho depois do intervalo do Natal, e ser uma altura em que as resoluções de ano novo começam a falhar, faz com que toda esta combinação leva a que este mito se torne concebível nas nossas mentes.

Porém, outros estudos (factuais) podem dar algumas pistas sobre quando é a verdadeira “segunda feira azul”.

Segundo investigadores do Japão, o número de suicídios na segunda-feira para homens é significativamente superior aos outros dias da semana. O estudo indica que a razão para tal pode prender-se com a estrutura da semana de trabalho. Outros estudos indicam que o risco de suicídio é superior na Primavera, não no Inverno.

Contudo, as mudanças de humor e sentimentos depressivos tendem a atingir o seu auge no Inverno.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica num "dos momentos mais desafiantes da história" do clube

Rui Costa vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições para o quadriénio 2021-2025, marcadas para 9 de outubro, anunciou esta terça-feira o ex-futebolista internacional português, que assumiu a liderança do clube lisboeta após a …

Pirâmide Maia foi construída em resposta a uma erupção vulcânica

Uma equipa de arqueólogos que estava a fazer escavações perto da enorme pirâmide Maia no Vale Zapotitán, em El Salvador, descobriu algo impressionante. Os investigadores descobriram que a pirâmide Maia de San Andrés começou a ser …

Inédito: competição vai juntar todas as equipas de dois campeonatos

Já a pensar no Mundial 2026, a Leagues Cup vai ser realizada todos os anos, com os clubes da Major League Soccer e da Liga MX. Será um "capítulo monumental para o futebol norte-americano", seguindo palavras …