Diário de oficial das SS revela detalhes de tesouro de Hitler escondido em 11 locais na Polónia

(dr) Darius Franz Dziewiatek

​Diário nazi revela 11 tesouros secretos escondidos em toda a Polónia

O diário de um oficial das SS, antiga organização paramilitar alemã ligada ao partido nazi, afirma que Adolf Hitler ordenou que 260 camiões carregados com tesouros fossem escondidos em 11 locais na Polónia, para os manter a salvo do avanço do Exército Vermelho soviético.

Egon Ollenhauer, o oficial nazi que escreveu o diário, foi uma figura-chave na operação, e actuava como elo de ligação entre os oficiais das SS e os aristocratas locais, que pretendiam esconder os seus tesouros das tropas aliadas.

De acordo com o registo, os tesouros foram levados para vários locais na Polónia, sendo que uma das áreas, localizada onde actualmente se situa a cidade polaca de Wroclaw, esconde cerca de 28 toneladas de ouro.

Outros locais contêm moedas de ouro, medalhas, jóias e objectos de valor dados aos nazistas locais por pessoas ricas para que fossem guardados.

O diário acrescenta ainda que um dos esconderijos tem 47 obras de arte que se pensa terem sido roubadas de colecções em França, incluindo obras de Botticelli, Rubens, Cezanne, Carravagio, Monet, Dürer, Raffael e Rembrandt.

As anotações também citam um depósito com 47 obras de arte supostamente roubadas em França, incluindo obras de Botticelli, Monet e Rembrandt, além de um esconderijo que guarda objectos religiosos que tinham sido roubados em todo o mundo numa tentativa de encontrar provas para as teorias raciais de Hitler.

Segundo Roman Furmaniak, da Fundação Schlesische Brücke, que tem o diário em sua posse, as notas do oficial alemão foram guardadas durante décadas na loja maçónica da cidade alemã de Quedlinburger, tendo sido confiados à fundação que dirige apenas há alguns anos.

“Estamos a divulgar agora estas informações sobre o diário, porque quisemos esperar até que todas as pessoas que pudessem estar ligadas aos eventos e ao diário tivessem falecido, particularmente os oficiais das SS envolvidos. Era esse o desejo da loja maçónica de Quedlinburger”, explicou Furmaniak ao jornal polaco The First News.

Furmaniak acrescentou ainda que a autenticidade do diário foi verificada por várias instituições alemãs, incluindo o Departamento de História da Arte da Universidade de Göttingen, e que é desejo da loja que “os valores encontrados sejam devolvidos aos seus proprietários legítimos, se isso for possível”.

O empresário Darius Franz Dziewiatek, fundador da Schlesische Brücke, acrescenta que entre os esconderijos contam-se um poço profundo num parque palaciano, o fundo de um lago de um parque, um sarcófago de cimento sob o fundo de um riacho, e uma sala secreta entre as paredes de um palácio.

PARTILHAR

RESPONDER

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar …

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …