Diário de oficial das SS revela detalhes de tesouro de Hitler escondido em 11 locais na Polónia

(dr) Darius Franz Dziewiatek

​Diário nazi revela 11 tesouros secretos escondidos em toda a Polónia

O diário de um oficial das SS, antiga organização paramilitar alemã ligada ao partido nazi, afirma que Adolf Hitler ordenou que 260 camiões carregados com tesouros fossem escondidos em 11 locais na Polónia, para os manter a salvo do avanço do Exército Vermelho soviético.

Egon Ollenhauer, o oficial nazi que escreveu o diário, foi uma figura-chave na operação, e actuava como elo de ligação entre os oficiais das SS e os aristocratas locais, que pretendiam esconder os seus tesouros das tropas aliadas.

De acordo com o registo, os tesouros foram levados para vários locais na Polónia, sendo que uma das áreas, localizada onde actualmente se situa a cidade polaca de Wroclaw, esconde cerca de 28 toneladas de ouro.

Outros locais contêm moedas de ouro, medalhas, jóias e objectos de valor dados aos nazistas locais por pessoas ricas para que fossem guardados.

O diário acrescenta ainda que um dos esconderijos tem 47 obras de arte que se pensa terem sido roubadas de colecções em França, incluindo obras de Botticelli, Rubens, Cezanne, Carravagio, Monet, Dürer, Raffael e Rembrandt.

As anotações também citam um depósito com 47 obras de arte supostamente roubadas em França, incluindo obras de Botticelli, Monet e Rembrandt, além de um esconderijo que guarda objectos religiosos que tinham sido roubados em todo o mundo numa tentativa de encontrar provas para as teorias raciais de Hitler.

Segundo Roman Furmaniak, da Fundação Schlesische Brücke, que tem o diário em sua posse, as notas do oficial alemão foram guardadas durante décadas na loja maçónica da cidade alemã de Quedlinburger, tendo sido confiados à fundação que dirige apenas há alguns anos.

“Estamos a divulgar agora estas informações sobre o diário, porque quisemos esperar até que todas as pessoas que pudessem estar ligadas aos eventos e ao diário tivessem falecido, particularmente os oficiais das SS envolvidos. Era esse o desejo da loja maçónica de Quedlinburger”, explicou Furmaniak ao jornal polaco The First News.

Furmaniak acrescentou ainda que a autenticidade do diário foi verificada por várias instituições alemãs, incluindo o Departamento de História da Arte da Universidade de Göttingen, e que é desejo da loja que “os valores encontrados sejam devolvidos aos seus proprietários legítimos, se isso for possível”.

O empresário Darius Franz Dziewiatek, fundador da Schlesische Brücke, acrescenta que entre os esconderijos contam-se um poço profundo num parque palaciano, o fundo de um lago de um parque, um sarcófago de cimento sob o fundo de um riacho, e uma sala secreta entre as paredes de um palácio.

PARTILHAR

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …