Desvendado o mistério de como se formou o “nevoeiro assassino” de Londres

N T Stobbs / Wikimedia

Grande Smog de Londres em Dezembro de 1952

Grande Smog de Londres em Dezembro de 1952

Mais de 60 anos depois do chamado “Grande Smog de Londres” ter matado 12 mil pessoas, foi finalmente desvendado o mistério em torno das causas deste “nevoeiro assassino”. Uma equipa de químicos descobriu que o processo pode ocorrer em qualquer lugar do mundo.

O “Grande Smog de Londres” abateu-se sobre a cidade inglesa a 5 de Dezembro de 1952, dando início a um episódio mortífero que levou à hospitalização de 150 mil pessoas, com infecções respiratórias, causando milhares de mortes. Os números oficiais das vítimas mortais não são consensuais, mas fala-se em mais de 12 mil mortes.

Na altura, culpou-se o carvão, das chaminés das fábricas e das casas, pela tragédia que deixou os céus com um tom esverdeado e o ar com um cheiro a ovos podres, tornando-se irrespirável.

Durante décadas, a ciência não soube explicar o que verdadeiramente aconteceu, até agora. Uma equipa de químicos descobriu como se originou o “Grande Smog“, através de experiências em laboratório e de medições atmosféricas nas cidades chinesas de Xi’an e Pequim, conhecidas pelos elevados níveis de poluição.

Numa pesquisa publicada no jornal científico Proceedings of the National Academies of Sciences, os investigadores confirmam que o sulfato, uma das marcas do “Grande Smog“, teve um papel principal no seu efeito letal.

“Sob condições de nevoeiro natural, o sulfato acumula-se dentro de gotas de água devido a interacções químicas entre o dióxido sulfúrico e o dióxido de nitrogénio“, aponta-se na investigação divulgada pelo site Gizmodo.

Estes dois tipos de dióxido podem ser oriundos do carvão que sai das chaminés ou, embora em frequências menores, dos canos de escape dos automóveis.

“As pessoas já sabiam que o sulfato foi um grande contribuidor para o nevoeiro e que partículas de ácido sulfúrico se formaram a partir do dióxido sulfúrico libertado pela queima de carvão. Os nossos resultados mostram que este processo foi facilitado pelo dióxido de nitrogénio, outro co-produto da queima de carvão, e que ocorreu inicialmente em nevoeiro natural”, explica Renyi Zhang.

O site refere que a pesquisa constatou que, “à medida que a água no nevoeiro seca, o ácido torna-se concentrado, deixando partículas de neblina corrosivas que cobrem todas as superfícies com que entram em contacto, desde os passeios aos pulmões humanos”.

Os investigadores também atestam que o processo químico ocorrido há mais de 60 anos é semelhante ao que forma o nevoeiro de poluição que, actualmente, se abate sobre cidades como Pequim e X’ian.

Assim, alertam que, um fenómeno como o “Grande Smog” pode ocorrer em qualquer local do mundo, desde que se verifique a combinação fatal de condições químicas e ambientais.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …