Descoberto novo mineral da Lua (que pode explicar o que acontece nas profundezas da Terra)

Ludovic Ferrière / NHM Vienna

O novo mineral foi descoberto num meteorito chamado Oued Awlitis 001

Cientistas descobriram um novo mineral num meteorito lunar. O donwilhemsite parece formar-se sob altas pressões e pode desempenhar um importante papel no ciclo das rochas nas profundezas da Terra.

Uma equipa de investigadores descobriu um novo mineral de alta pressão num meteorito lunar. Segundo o artigo científico, publicado no dia 1 e novembro na American Mineralogist, o donwilhemsite pode ajudar a explicar o que acontece com os materiais submetidos às pressões extremas do manto terrestre.

“Trabalho há 25 anos com meteoritos, mas descobrir um novo mineral e vê-lo pela primeira vez é realmente uma experiência extraordinária”, comentou, em comunicado, Ansgar Greshake, coautor do estudo.

Feito principalmente de átomos de cálcio, alumínio, silício e oxigénio, o mineral foi descoberto num meteorito chamado Oued Awlitis 001, encontrado em 2014 no deserto do Saara Ocidental. A equipa usou microscópios eletrónicos de transmissão para estudar uma amostra do meteorito e identificar a estrutura cristalina do novo mineral.

De acordo com o New Atlas, o donwilhemsite foi encontrado nas zonas de derretimento de choque do meteorito, onde a rocha derrete na imensa pressão e temperatura conforme se lança na atmosfera da Terra e colide com a superfície. Depois, arrefece e endurece novamente.

Estas condições são muito semelhantes às encontradas nas profundezas do manto do nosso planeta, pelo que esta investigação pode fornecer importantes pistas sobre os tipos de minerais que podemos lá encontrar.

Os autores do estudo acreditam que o mineral poderia ter-se formado naturalmente em profundidades entre os 460 e os 700 quilómetros abaixo da superfície.

Uma vez que este meteorito é composto por rochas semelhantes àquelas que constituem a crosta terrestre, a equipa acredita que donwilhelmsite desempenha um papel fundamental no transporte de sedimentos da crosta – na forma de placas tectónicas antigas – para baixo através a zona de transição, que separa o manto superior e inferior.

O novo mineral foi batizado em homenagem a Don Wilhelms, um geólogo lunar que fazia parte da equipa que analisou dados e amostras das missões Apollo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …