Descoberto exoplaneta gigante que não devia existir

Carmenes/renderarea/j. Bollaín/c. Gallego

Uma equipa internacional de cientistas descobriu um exoplaneta gasoso gigante (o GJ 3512 b), semelhante a Júpiter, a orbitar uma estrela anã vermelha. Descobrir planetas para lá do Sistema Solar é relativamente comum, mas este planeta é especial, desafiando os modelos de formação planetária.

Para descobrir este mundo, os cientistas analisaram a estrela GJ 3512, localizada a 31 anos-luz da Terra. Esta estrela é mais leve, mais pequena e menos brilhante do que o Sol.

As anãs vermelhas, recorde-se, são as estrelas mais comuns do Universo e representam mais de 70% de todos os “sóis”. Apesar de serem tão comuns, apenas 10% dos 4.000 exoplanetas já descobertos orbitam em torno destas estrelas.

Em torno da GJ 3512, a equipa encontrou um enorme planeta de gás, o GJ 3512b, cuja massa é quase metade da de Júpiter. Este exoplaneta orbita a sua estrela a uma distância semelhante à existente entre a Terra e o Sol.

De acordo com as estimativas dos cientistas, que publicaram recentemente os resultados da investigação na revista Science, GJ 3512 é apenas 40% maior do que o GJ 3512b.

“Em comparação, o Sol é cerca de 10 vezes maior do que Júpiter”, disse Juan Carlos Morales, membro do Instituto de Ciências Espaciais da Espanha e autor principal do estudo.

Por norma, e de acordo com a teoria da formação planetárias, as estrelas anãs abrigam pequenos planetas, como a Terra ou Neptuno, explicou o cientista. Por esse mesmo motivo, continuou, a descoberta de um gigante gasoso em torno de uma pequena estrela desafia os modelos que explicam como os planetas se formam.

Na prática, e segundo os modelos atuais, este planeta não devia existir. A descoberta “é entusiasmante, porque perguntávamo-nos há muito tempo se planetas gigantes como Júpiter e Saturno se poderiam formar em torno de estrelas tão pequenas”, explicou o professor Peter Wheatley, que não participou nesta investigação, em declarações à BBC.

Até então, acreditava-se que planetas gigantes gasoso como Júpiter ou Saturno eram formados a partir de núcleo rochosos que acumulam gás. Contudo, a nova descoberta sugere estes mesmo gigantes gasosos se formam após a rutura de fragmentos do disco protoplanetário em torno da estrela.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. As anãs vermelhas representam 70% de todos os sóis….
    Por acaso sabem quantos sóis existem na totalidade?
    O que é que não está sendo revelado?!

RESPONDER

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …