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Das profundezas da Inteligência Artificial, o ChatGPT surgiu para dar vida ao quase extinto Bing

Bing

Uma posição predominante no mercado dos motores de busca, pode motivar a transferência de mais de 100 mil milhões de euros em anúncios publicitários associados às pesquisas. 

Perante o sucesso avassalador conquistado pelo ChatGPT desde que foi lançado, a Microsoft decidiu incorporar as principais mais-valias da tecnologia no Bing, o seu motor de busca que há anos deixara de ter peso no setor das pesquisas, sobretudo face ao poderio do Google.

Perante a nova atualização, a empresa fundada por Bill Gates pretendia dar aos utilizadores melhores cenários de pesquisa, respostas mais abrangentes, assim como uma nova experiência de utilização baseada na criação de conteúdo.

A incorporação do ChatGPT no Bing foi apresentada como um “copiloto com a IA para navegar na Web“. Tal experiência concretiza-se, por exemplo, através da apresentação dos resultados tradicionais, ou seja, os mais relevantes, ao passo que uma barra lateral dá conta de respostas complementares.

Há ainda a possibilidade, nas pesquisas mais complexas, de o utilizador recorrer a um chat interativo, filtrando os resultados até chegar ao resultado pretendido. Outra utilização possível tem que ver com a criação de conteúdo, nomeadamente a produção de emails, comunicados ou itinerários de férias.

A prova de que o ChatGPT conquistou o mundo, se é que dúvidas ainda existissem, é que dias após estas alterações terem sido introduzidas, o Bing já consta entre os motores de pesquisa mais descarregados no Iphone, ultrapassando o Google em algumas regiões. Trata-se de uma alteração histórica, por colocar termo a um domínio de décadas.

Caso se confirme uma posição predominante mais prolongada no tempo, pode estar em causa a transferência de mais de 100 mil milhões de euros em anúncios publicitários associados às pesquisas.

O The New York Times disse que o novo Bing fez “as pesquisas interessantes novamente”, comparando o entusiasmo do seu lançamento ao entusiasmo sentido aquando do lançamento do Google. Outra comparação feita pelo jornal norte-americano estabelece o momento do lançamento do novo Bing como o “momento Iphone” da Microsoft, numa referência ao terramento tecnológico que Steve Jobs causou há 16 anos.

A “nova” ferramenta da Microsoft é ainda descrita como um “avanço” face ao Google, mas também face ao ChatGPT, o qual, apesar da sua versatilidade, não foi concebido para funcionar como motor de pesquisa.

No caso de se querer uma tarefa mais concreta, por exemplo, uma receita culinária, acompanhada da lista de compras de ingredientes necessários para um determinado número de convidados, o utilizador pode recorrer ao referido chat interativo e escrever o seu pedido.

ZAP //

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