Cura para o cancro pode ter sido descoberta por acaso em proteína da malária

Um grupo de cientistas pode ter dado acidentalmente um grande passo para a descoberta da cura para o cancro. 

De acordo com o Independent, cientistas da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, e da Universidade de British Columbia, do Canadá, descobriram sem querer que a proteína da malária pode ser uma arma contra o cancro. A descoberta foi feita durante uma investigação que visava testar uma nova vacina para proteger as mulheres grávidas da malária, parasita que pode trazer grandes problemas de saúde durante este período.

O jornal descreve que uma proteína da malária liberta uma toxina que é eficaz na destruição das células cancerígenas, não permitindo que os tumores cresçam ou até mesmo se formem.

Os investigadores criaram então uma combinação entre o elemento usado nas vacinas contra a malária com a toxina. O procedimento já foi testado com sucesso em ratos de laboratório portadores de cancro, e os cientistas esperam conseguir testá-lo em humanos dentro de quatro anos.

Publicado na revista científica Cancer Cell, o estudo alerta, contudo, para a possibilidade de o organismo humano não ser capaz de aguentar a dose recomendada de toxinas da malária no combate ao cancro.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Dentro de Quatro Anos?!…. Só!?…

    Está-se mesmo a ver que devem ser precisos quatro anos de negociações com os Lobbies farmacêuticos para conseguir começar a tratar pessoas!..

    • *****! Sinceramente estou cansado de ler os comentários, aqui e não só, de pessoas que não sabem daquilo que falam!

      Sim 4 anos! E muita sorte já temos de não serem 5 ou 7 anos ou até mesmos 10! Os testes clínicos demoram bastante tempo. São precisas vária análises de pós-terapêutica que podem durar meses a anos, consoante a complexidade do ser vivo que está a ser usado no teste.

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …