Cuecas high-tech de Barcelos para o mundo

Andras Pfaff / Flickr

-

Cuecas que retêm urina e neutralizam odores são a mais recente inovação da Impetus, têxtil de Barcelos que já está a exportar as peças “inteligentes” para vários países e se prepara para pôr no mercado novos produtos de saúde.

“Espero que no próximo ano 20% das nossas vendas sejam de produtos de saúde”, disse à Lusa o presidente da Impetus, Alberto Figueiredo.

A peça de roupa interior para incontinentes urinários tem capacidade para absorver 60 mililitros de urina, no caso de mulheres, e 90 mililitros em homens.

Segundo Alberto Figueiredo, foi pensada para substituir  fraldas ou pensos, com mais conforto e a capacidade de neutralizar odores.

O tecido foi “inventado” pelo Grupo de Investigação em Materiais Fibrosos da Universidade do Minho, o parceiro escolhido pela Impetus para dar o novo salto tecnológico.

O desenvolvimento e a implementação deste projecto foram apoiados pelo programa COMPETE, na sequência de duas candidaturas ao último QREN, a que correspondeu um investimento total de 4,8 milhões de euros.

Para colocar as cuecas “high-tech” um pouco por todo o mundo, a Impetus estabeleceu uma sociedade com a multinacional holandesa EMERGO, especializada em dispositivos médicos.

Hoje, já chegam a mercados como Argélia, Marrocos, Dubai, Bélgica e Holanda, estando também para breve a entrada em Inglaterra e em curso contactos com o Brasil.

Denominadas ProtechDry, aquelas cuecas já estão certificadas como “dispositivo médico”.

“A recepção internacional tem sido a melhor. Na Argélia, por exemplo, o Estado comparticipa o produto a 100% e no Brasil o Ministério da Fazenda atribui-lhe a taxa mínima de IVA, igual à das fraldas descartáveis. Em Portugal vamos pedir ao Ministério das Finanças que faça o mesmo, que lhe atribua a taxa mínima“, adiantou Alberto Figueiredo.

Entretanto, a Impetus e a Universidade do Minho já avançaram para outros produtos de saúde, estando na calha, por exemplo, novas peças com maior capacidade de absorção da urina (140 mililitros para mulher e 150 para homem), com uma variante para paraplégicos equipada com sensor.

Está também em desenvolvimento uma linha de roupa interior para obesos e outra de camisolas interiores que ajudam a melhorar a postura.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …

Ministério Público quer anular libertação do amante de Rosa Grilo

O Ministério Público (MP) pediu a nulidade do despacho judicial que ordenou esta sexta-feira a libertação de António Joaquim, acusado de matar o triatleta Luís Grilo, em coautoria com a mulher da vítima, Rosa Grilo. “O …