Criado primeiro medicamento biossimilar para combater efeitos da quimioterapia

SXC

-

Uma medicamento de produção inédita no Brasil, que reduz os efeitos colaterais do tratamento contra o cancro, deve chegar ao mercado em 2016, depois de ter sido aprovado há pouco mais de um mês pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária brasileira (Anvisa).

O Fiprima (filgrastim) é o primeiro medicamento biossimilar (biológico similar) inteiramente desenvolvido no Brasil – e o primeiro da América Latina.

Os medicamentos biossimilares são parecidos com medicamentos biológicos, que por sua vez são produzidos a partir de um organismo vivo, e não apenas através da manipulação química de sais em laboratório, o que torna o seu desenvolvimento muito mais complexo.

Em todo o mundo existem apenas 20 biossimilares registados, incluindo o produto brasileiro, que são considerados uma nova fronteira para a indústria farmacêutica global.

O novo medicamento é uma versão de um medicamento biológico originalmente desenvolvido pela Roche, cuja patente expirou no início dos anos 2000. É indicada para pacientes que apresentam o sistema imunitário comprometido pela realização de tratamento de quimioterapia.

O medicamento permite o restabelecimento da imunidade, evitando o aparecimento de doenças infecciosas.

O novo biossimilar foi desenvolvido pela Eurofarma, e através de um acordo de transferência de tecnologia, será produzido pela Fiocruz e distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde no Brasil.

Com a produção própria, o Ministério da Saúde espera economizar 9,3 milhões de reais (2,3 milhões de euros) num prazo de cinco anos.

Glóbulos brancos, organismo vivo

O medicamento é fundamental para os pacientes submetidos a tratamentos de quimioterapia e que acabam por apresentar uma contagem muito baixa de neutrófilos – glóbulos brancos que ajudam no combate às infeções.

Segundo o Instituto Nacional do Cancro brasileiro, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro em todo o mundo a cada ano.

O desenvolvimento do biossimilar contou com financiamento de quase quatro milhões de euros da Financiadora de Estudos e Projetos e levou dez anos a ser concluído.

Medicamentos biológicos como o Fiprima são muito mais complexos do que os remédios tradicionais precisamente porque não são sintéticos – ou seja, não dependem apenas de uma manipulação de substâncias químicas em laboratório para serem produzidos.

Os remédios biológicos são em geral proteínas produzidas por um organismo vivo – que pode ser uma bactéria, uma levedura ou uma célula de mamífero.

Os cientistas alteram geneticamente esses organismos vivos para que passem a produzir exatamente aquela substância de que precisam e nada mais, e cultivam então os organismos para que se transformem em “fábricas” de proteínas.

“Os primeiros remédios biológicos surgiram nos anos 80”, explica à BBC a vice-presidente da Eurofarma, Martha Pena.

“Quando parecia que a indústria farmacêutica tinha começado a ficar limitada, que tínhamos resolvido parte das doenças e que outras, simplesmente, não conseguiríamos resolver, surgiu essa nova tecnologia que nos permitiu interferir em mecanismos biológicos, recetores de células, algumas formas de vírus.”

Tanto assim é, diz Martha Pena, que a Filgastrima foi um dos primeiros medicamentos biológicos desenvolvidos no mundo e, só agora, foi possível criar uma cópia. No caso, o Fiprima.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …