Crânio encontrado no Peru cria mistério: implante antigo ou farsa moderna?

1

Museum of Osteology

Um crânio com um implante de metal foi encontrado no Peru está a dividir especialistas sobre a sua autenticidade.

Cientistas encontraram um crânio alongado em forma de cone com um possível implante de metal que pode representar uma das primeiras evidências de um antigo implante cirúrgico no Peru. No entanto, cientistas temem que possa ser uma farsa.

A forma cónica do crânio não é propriamente surpreendente. Os antigos peruanos eram conhecidos por apertar a cabeça das crianças com faixas durante o seu desenvolvimento.

O que é realmente pouco habitual é o implante de metal no crânio. A confirmar-se, esta pode ser uma descoberta única na zona dos Andes, escreve a Live Science.

O crânio tem um buraco um pouco abaixo do metal que possivelmente foi criado por trepanação.

Wikimedia

"A Extração da Pedra da Loucura", de Hieronymus Bosch.

“A Extração da Pedra da Loucura”, de Hieronymus Bosch.

A trepanação do crânio é um tipo de cirurgia na qual são feitos furos na cabeça para tratar uma ferida ou uma doença.

Os especialistas do Museu de Osteologia, em Oklahoma, nos Estados Unidos, não foram capazes de verificar a autenticidade do implante de metal até ao momento. Será necessária uma investigação mais aprofundada para averiguar a veracidade do crânio.

Especialistas contactados pela Live Science dividem-se: alguns mostram-se céticos e sugeriram que o implante é uma falsificação, enquanto outros suspeitam que o implante possa ser real.

“Tenho dúvidas de que isso seja algo autêntico”, disse John Verano, professor de antropologia da Universidade de Tulane, em Louisiana. “Em poucas palavras, acho que isso é algo fabricado para tornar o crânio um artigo colecionável mais valioso”.

“Eu nunca vi nada assim antes. Com base nas fotos, parece que a peça de metal foi martelada”, disse Danielle Kurin, professora de antropologia da Universidade da Califórnia.

Como a tecnologia metalúrgica variava nos Andes na altura, serão necessários testes no metal para esclarecer onde foi feito, acrescentou Kurin.

Num artigo de 2013, Kurin relatou um caso em que uma pessoa que vivia no Peru há cerca de 800 anos usava uma espécie de touca no crânio que tinha uma tampa de metal costurada. Esta serviria para proteger a área perfurada pela trepanação.

“É justo descrever este indivíduo como um sobrevivente. Há um trauma extenso no lado direito do crânio afetando os ossos frontal, temporal e parietal direito”, disse Kent Johnson, professor de antropologia da SUNY Cortland, à Live Science.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.