Corpos mais quentes combatem melhor os tumores e as infecções

Quanto mais quente for a temperatura corporal de uma pessoa, mais depressa o seu organismo agiliza um sistema de defesa que é essencial no combate a tumores, feridas e infecções. Esta é a conclusão de uma nova investigação científica realizada no Reino Unido.

A pesquisa multidisciplinar, levada a cabo por matemáticos e biólogos das Universidades de Warwick e de Manchester, no Reino Unido, apurou que “pequenas subidas na temperatura (como durante uma febre) aceleram a velocidade de um “relógio” celular que controla a resposta a infecções”, salienta o comunicado sobre a investigação.

Os biólogos envolvidos na pesquisa descobriram que “sinais inflamatórios activam as proteínas de ‘Factor Nuclear kappa B’ (NF-kB), para iniciarem um tique-taque” em que “se movem para trás e para a frente, dentro do núcleo da célula, onde ligam e desligam genes”, frisam os autores da pesquisa.

Este processo despoleta a resposta das células perante um tumor, ferida ou infecção.

“Quando a NF-κB está descontrolada, é associada com doenças inflamatórias, tal como a Doença de Crohn, psoríase e artrite reumatóide”, apontam ainda os investigadores.

“A uma temperatura corporal de 34 graus, o relógio da NF-κ desacelera”, enquanto “a temperaturas mais elevadas do que os normais 37 graus (tal como numa febre de 40 graus), o relógio da NF-κ acelera”, acrescentam.

Para perceber este processo, os matemáticos envolvidos na pesquisa calcularam como é que os aumentos de temperatura corporal aceleram o ciclo. E concluíram que o factor chave pode ser a uma proteína chamada A20 que é essencial para evitar a doença inflamatória.

A remoção da A20 de células permitiu confirmar que “o relógio da NF-kB perdeu a sua sensibilidade aos aumentos de temperatura“, salienta-se no comunicado sobre o estudo.

Estas conclusões podem levar ao desenvolvimento de medicamentos mais eficientes e que actuem mais depressa, tendo como factor principal a proteína A20.

Os resultados também levam o matemático David Rand, professor da Universidade de Warwick que esteve envolvido na pesquisa, a notar que “a temperatura corporal inferior durante o sono pode fornecer uma explicação fascinante sobre como o trabalho em turnos, o jet lag ou os distúrbios do sono provocam aumento da doença inflamatória”.

Já o biólogo Mike White, professor da Universidade de Manchester que também integrou o estudo, destaca como se pode vir a perceber melhor de que forma o ambiente e a temperatura corporal influenciam a nossa saúde.

“Sabemos, desde há algum tempo, que as epidemias de gripe tendem a piorar no Inverno, quando as temperaturas são mais frias” e também que “os ratos a viverem em altas temperaturas sofrem de menos inflamações e de cancro“, frisa Mike White, concluindo que “estas mudanças podem agora ser explicadas por respostas imunes alteradas em diferentes temperaturas”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Também tenho doença de Crohn e o que me salvou foi fazer a dieta DICE que está no livro Como Romper o Círculo Vicioso do seu Intestino, de Elaine Gottschall. Recomendo a todos que leiam e façam a dieta sem grãos e outros alimentos. Logo, logo você vai se sentir bem. Recomendo mesmo!

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …