Corpos mais quentes combatem melhor os tumores e as infecções

Quanto mais quente for a temperatura corporal de uma pessoa, mais depressa o seu organismo agiliza um sistema de defesa que é essencial no combate a tumores, feridas e infecções. Esta é a conclusão de uma nova investigação científica realizada no Reino Unido.

A pesquisa multidisciplinar, levada a cabo por matemáticos e biólogos das Universidades de Warwick e de Manchester, no Reino Unido, apurou que “pequenas subidas na temperatura (como durante uma febre) aceleram a velocidade de um “relógio” celular que controla a resposta a infecções”, salienta o comunicado sobre a investigação.

Os biólogos envolvidos na pesquisa descobriram que “sinais inflamatórios activam as proteínas de ‘Factor Nuclear kappa B’ (NF-kB), para iniciarem um tique-taque” em que “se movem para trás e para a frente, dentro do núcleo da célula, onde ligam e desligam genes”, frisam os autores da pesquisa.

Este processo despoleta a resposta das células perante um tumor, ferida ou infecção.

“Quando a NF-κB está descontrolada, é associada com doenças inflamatórias, tal como a Doença de Crohn, psoríase e artrite reumatóide”, apontam ainda os investigadores.

“A uma temperatura corporal de 34 graus, o relógio da NF-κ desacelera”, enquanto “a temperaturas mais elevadas do que os normais 37 graus (tal como numa febre de 40 graus), o relógio da NF-κ acelera”, acrescentam.

Para perceber este processo, os matemáticos envolvidos na pesquisa calcularam como é que os aumentos de temperatura corporal aceleram o ciclo. E concluíram que o factor chave pode ser a uma proteína chamada A20 que é essencial para evitar a doença inflamatória.

A remoção da A20 de células permitiu confirmar que “o relógio da NF-kB perdeu a sua sensibilidade aos aumentos de temperatura“, salienta-se no comunicado sobre o estudo.

Estas conclusões podem levar ao desenvolvimento de medicamentos mais eficientes e que actuem mais depressa, tendo como factor principal a proteína A20.

Os resultados também levam o matemático David Rand, professor da Universidade de Warwick que esteve envolvido na pesquisa, a notar que “a temperatura corporal inferior durante o sono pode fornecer uma explicação fascinante sobre como o trabalho em turnos, o jet lag ou os distúrbios do sono provocam aumento da doença inflamatória”.

Já o biólogo Mike White, professor da Universidade de Manchester que também integrou o estudo, destaca como se pode vir a perceber melhor de que forma o ambiente e a temperatura corporal influenciam a nossa saúde.

“Sabemos, desde há algum tempo, que as epidemias de gripe tendem a piorar no Inverno, quando as temperaturas são mais frias” e também que “os ratos a viverem em altas temperaturas sofrem de menos inflamações e de cancro“, frisa Mike White, concluindo que “estas mudanças podem agora ser explicadas por respostas imunes alteradas em diferentes temperaturas”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Também tenho doença de Crohn e o que me salvou foi fazer a dieta DICE que está no livro Como Romper o Círculo Vicioso do seu Intestino, de Elaine Gottschall. Recomendo a todos que leiam e façam a dieta sem grãos e outros alimentos. Logo, logo você vai se sentir bem. Recomendo mesmo!

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …