Corpos mais quentes combatem melhor os tumores e as infecções

Quanto mais quente for a temperatura corporal de uma pessoa, mais depressa o seu organismo agiliza um sistema de defesa que é essencial no combate a tumores, feridas e infecções. Esta é a conclusão de uma nova investigação científica realizada no Reino Unido.

A pesquisa multidisciplinar, levada a cabo por matemáticos e biólogos das Universidades de Warwick e de Manchester, no Reino Unido, apurou que “pequenas subidas na temperatura (como durante uma febre) aceleram a velocidade de um “relógio” celular que controla a resposta a infecções”, salienta o comunicado sobre a investigação.

Os biólogos envolvidos na pesquisa descobriram que “sinais inflamatórios activam as proteínas de ‘Factor Nuclear kappa B’ (NF-kB), para iniciarem um tique-taque” em que “se movem para trás e para a frente, dentro do núcleo da célula, onde ligam e desligam genes”, frisam os autores da pesquisa.

Este processo despoleta a resposta das células perante um tumor, ferida ou infecção.

“Quando a NF-κB está descontrolada, é associada com doenças inflamatórias, tal como a Doença de Crohn, psoríase e artrite reumatóide”, apontam ainda os investigadores.

“A uma temperatura corporal de 34 graus, o relógio da NF-κ desacelera”, enquanto “a temperaturas mais elevadas do que os normais 37 graus (tal como numa febre de 40 graus), o relógio da NF-κ acelera”, acrescentam.

Para perceber este processo, os matemáticos envolvidos na pesquisa calcularam como é que os aumentos de temperatura corporal aceleram o ciclo. E concluíram que o factor chave pode ser a uma proteína chamada A20 que é essencial para evitar a doença inflamatória.

A remoção da A20 de células permitiu confirmar que “o relógio da NF-kB perdeu a sua sensibilidade aos aumentos de temperatura“, salienta-se no comunicado sobre o estudo.

Estas conclusões podem levar ao desenvolvimento de medicamentos mais eficientes e que actuem mais depressa, tendo como factor principal a proteína A20.

Os resultados também levam o matemático David Rand, professor da Universidade de Warwick que esteve envolvido na pesquisa, a notar que “a temperatura corporal inferior durante o sono pode fornecer uma explicação fascinante sobre como o trabalho em turnos, o jet lag ou os distúrbios do sono provocam aumento da doença inflamatória”.

Já o biólogo Mike White, professor da Universidade de Manchester que também integrou o estudo, destaca como se pode vir a perceber melhor de que forma o ambiente e a temperatura corporal influenciam a nossa saúde.

“Sabemos, desde há algum tempo, que as epidemias de gripe tendem a piorar no Inverno, quando as temperaturas são mais frias” e também que “os ratos a viverem em altas temperaturas sofrem de menos inflamações e de cancro“, frisa Mike White, concluindo que “estas mudanças podem agora ser explicadas por respostas imunes alteradas em diferentes temperaturas”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Também tenho doença de Crohn e o que me salvou foi fazer a dieta DICE que está no livro Como Romper o Círculo Vicioso do seu Intestino, de Elaine Gottschall. Recomendo a todos que leiam e façam a dieta sem grãos e outros alimentos. Logo, logo você vai se sentir bem. Recomendo mesmo!

RESPONDER

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …