Líder isolada e, mesmo que ganhe, pode não ser campeã: as contas incríveis no 6 Nações

A última jornada do mítico torneio de râguebi foi adiada mas não foi esquecida. Irlanda está na frente mas Inglaterra e França ainda podem ficar com o troféu.

Quando, no dia 1 de fevereiro deste ano, arrancou mais uma edição do Torneio das Seis Nações, quem adivinharia que a última das cinco jornadas iria ser realizada nove meses depois? Ninguém, provavelmente. Mas é o que vai acontecer: pela primeira vez, e por causa do vírus que sabemos, a prova vai terminar no último dia de outubro. E metade das seleções ainda pode ser campeã.

Contexto: a Irlanda lidera com 14 pontos, Inglaterra e França somam 13 pontos cada. São estas as três equipas que ainda podem terminar no primeiro lugar. Todas conseguiram vencer três jogos e perderam um; no entanto, os irlandeses estão na frente por causa do ponto extra que uma equipa consegue sempre que chega, no mínimo, aos quatro ensaios num jogo.

Na última jornada, marcada este “super sábado”, a Inglaterra vai defrontar a modesta Itália e prevê-se que marque dezenas de pontos, para chegar ao tal ponto extra e para ficar na frente nos critérios de desempate.

O centro das atenções vai estar em Paris, onde França e Irlanda vão lutar pelo título – com conhecimento do resultado da Inglaterra, porque os jogos não vão começar à mesma hora: Itália-Inglaterra às 16h45, França-Irlanda às 20h05.

Vamos às contas, tentando resumir.

A Irlanda, se vencer em Paris com ponto extra, ganha o Seis Nações. Questão resolvida. Se ganhar sem o ponto extra, pode perder a taça para os rivais ingleses. Se a Inglaterra conseguir o máximo de cinco pontos em Roma (que é o mais provável), segue-se o critério da diferença de pontos, que para já também favorece a Irlanda, por uma margem de 24 pontos, mas isso deverá mudar depois destes dois encontros. Se mesmo esse critério não desempatar, o número de ensaios definirá o vencedor: 14-9 também a favor da Irlanda, antes da última ronda. A Irlanda também será campeã se a Inglaterra não derrotar a Itália; desde que ganhe ou empate contra a França. Se não ganhar em Paris, perde o troféu.

A Inglaterra quer chegar à vitória com ponto extra diante da Itália e esperar que a França trave a Irlanda – desde que a França não protagonize um “escândalo” e consiga ganhar por uma diferença maior do que a diferença que se verificar no Itália-Inglaterra. Em caso de igualdade com a França, após os dois jogos, a diferença no critério de pontos marcados (dois a favor da Inglaterra) é curta entre ingleses e franceses. E a diferença no número de ensaios é favorável à França: 13-9.

A França tem que derrotar a Irlanda e, além disso, fazer melhor do que a Inglaterra, ou no ponto extra, ou nos critérios de desempate já referidos.

E as contas ainda podem ser outras: duas seleções terminarem empatadas em tudo. E aí haverá dois vencedores do Torneio das Seis Nações 2020. É pouco provável que isso aconteça mas num ano em que o pouco provável acontece frequentemente…

Seis Nações, 5.ª jornada:

31/10
País de Gales vs Escócia (14h15)
Itália vs Inglaterra (16h45)
França vs Irlanda (20h05)

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.