Novo “cocktail inteligente” combate cancro da mama mais agressivo

Investigadores norte-americanos desenvolveram um novo medicamento que revela eficácia no tratamento do cancro da mama triplo-negativo, considerado particularmente agressivo, e com uma redução dos efeitos tóxicos associados. 

Este novo medicamento foi desenvolvido por cientistas do Hospital Geral de Massachusetts e do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia, nos EUA, e revelou eficácia no combate ao cancro da mama triplo-negativo durante os ensaios clínicos realizados.

No artigo científico publicado no New England Journal of Medicine, os investigadores notam que o medicamento que denominaram Sacituzumab govitecan “é muito promissor em mulheres com cancro de mama triplo-negativo metastático, com uma média de sobrevivência de cerca de 12 meses”.

Este tipo de cancro cresce e dispersa-se de forma mais rápida do que outros que afectam a mama. “As pacientes com cancro da mama tripo negativo metastático têm uma biologia muito agressiva do tumor e as opções de tratamento efectivo são muito limitadas“, constata o investigador Aditya Bardia, médico do Hospital Geral de Massachusetts, citado pelo jornal espanhol El Mundo.

“A quimioterapia tradicional foi associada com taxas baixas de resposta ao tratamento e com uma toxicidade considerável, o que demonstra a necessidade de encontrar melhores opções”, acrescenta Bardia.

É neste cenário que surge o novo “medicamento inteligente” que envia uma carga tóxica directamente para as células com tumores, reduzindo os efeitos tóxicos do tratamento.

Desenvolvido em parceria com a farmacêutica Immunomedics, que financiou a pesquisa, o “cocktail” é constituído por um anticorpo e por um medicamento utilizado na quimioterapia (irinotecano, SN-38). O anticorpo identifica a proteína do cancro de mama e envia o SN-38 directamente para a célula cancerosa.

A quimioterapia convencional só demonstrou resultados em 15% dos casos e com uma resposta que dura apenas entre dois a três meses. Já o novo medicamento demonstrou resultados em 33% das pacientes, com uma duração de 7,7 meses.

Este “cocktail inteligente” permite “fornecer uma dose muito mais alta, uma vez que o fármaco é enviado directamente para as células cancerosas”, explica o oncologista Kevin Kalinsky do Hospital Presbiteriano de Nova Iorque, em declarações divulgadas pelo El Mundo.

Os resultados dos testes clínicos revelaram “uma redução significativa do tumor e o atraso na progressão do cancro em comparação com outros medicamentos comummente utilizados para o tratamento deste tipo de tumor metastático”, realça Kalinsky.

Nos ensaios clínicos feitos com 108 mulheres, o cancro deixou de avançar em nove casos durante mais de um ano.

O medicamento apresenta efeitos secundários como “náuseas, diarreia e perda de cabelo, mas não causou neuropatia, adormecimento e formigueiro que podem ser muito dolorosos e, inclusive, limitantes para as pacientes”, explica Kalinsky.

Para já, o Sacituzumab govitecan ainda está em estado experimental, à espera da aprovação da Agência Americana do Medicamento (FDA na sigla original em Inglês) que, recentemente, rejeitou atribuir-lhe a devida licença como tratamento para o cancro de mama.

Mas a Immunomedics está confiante de que a legalização do medicamento não tardará, acreditando no seu potencial como “uma opção de tratamento viável”, conforme constata em comunicado. A farmacêutica sublinha ainda que está a trabalhar com a FDA para conseguir “levar este medicamento importante para os pacientes o mais rapidamente possível”.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …