Novo “cocktail inteligente” combate cancro da mama mais agressivo

Investigadores norte-americanos desenvolveram um novo medicamento que revela eficácia no tratamento do cancro da mama triplo-negativo, considerado particularmente agressivo, e com uma redução dos efeitos tóxicos associados. 

Este novo medicamento foi desenvolvido por cientistas do Hospital Geral de Massachusetts e do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia, nos EUA, e revelou eficácia no combate ao cancro da mama triplo-negativo durante os ensaios clínicos realizados.

No artigo científico publicado no New England Journal of Medicine, os investigadores notam que o medicamento que denominaram Sacituzumab govitecan “é muito promissor em mulheres com cancro de mama triplo-negativo metastático, com uma média de sobrevivência de cerca de 12 meses”.

Este tipo de cancro cresce e dispersa-se de forma mais rápida do que outros que afectam a mama. “As pacientes com cancro da mama tripo negativo metastático têm uma biologia muito agressiva do tumor e as opções de tratamento efectivo são muito limitadas“, constata o investigador Aditya Bardia, médico do Hospital Geral de Massachusetts, citado pelo jornal espanhol El Mundo.

“A quimioterapia tradicional foi associada com taxas baixas de resposta ao tratamento e com uma toxicidade considerável, o que demonstra a necessidade de encontrar melhores opções”, acrescenta Bardia.

É neste cenário que surge o novo “medicamento inteligente” que envia uma carga tóxica directamente para as células com tumores, reduzindo os efeitos tóxicos do tratamento.

Desenvolvido em parceria com a farmacêutica Immunomedics, que financiou a pesquisa, o “cocktail” é constituído por um anticorpo e por um medicamento utilizado na quimioterapia (irinotecano, SN-38). O anticorpo identifica a proteína do cancro de mama e envia o SN-38 directamente para a célula cancerosa.

A quimioterapia convencional só demonstrou resultados em 15% dos casos e com uma resposta que dura apenas entre dois a três meses. Já o novo medicamento demonstrou resultados em 33% das pacientes, com uma duração de 7,7 meses.

Este “cocktail inteligente” permite “fornecer uma dose muito mais alta, uma vez que o fármaco é enviado directamente para as células cancerosas”, explica o oncologista Kevin Kalinsky do Hospital Presbiteriano de Nova Iorque, em declarações divulgadas pelo El Mundo.

Os resultados dos testes clínicos revelaram “uma redução significativa do tumor e o atraso na progressão do cancro em comparação com outros medicamentos comummente utilizados para o tratamento deste tipo de tumor metastático”, realça Kalinsky.

Nos ensaios clínicos feitos com 108 mulheres, o cancro deixou de avançar em nove casos durante mais de um ano.

O medicamento apresenta efeitos secundários como “náuseas, diarreia e perda de cabelo, mas não causou neuropatia, adormecimento e formigueiro que podem ser muito dolorosos e, inclusive, limitantes para as pacientes”, explica Kalinsky.

Para já, o Sacituzumab govitecan ainda está em estado experimental, à espera da aprovação da Agência Americana do Medicamento (FDA na sigla original em Inglês) que, recentemente, rejeitou atribuir-lhe a devida licença como tratamento para o cancro de mama.

Mas a Immunomedics está confiante de que a legalização do medicamento não tardará, acreditando no seu potencial como “uma opção de tratamento viável”, conforme constata em comunicado. A farmacêutica sublinha ainda que está a trabalhar com a FDA para conseguir “levar este medicamento importante para os pacientes o mais rapidamente possível”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …