Cobrança coerciva de taxas moderadoras arranca ainda este ano

O processo de cobrança coerciva de taxas moderadoras vai entrar em vigor ainda este ano. A garantia foi dada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde ao jornal Diário de Notícias.

Numa nota enviada por e-mail ao diário, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde referem que o sistema de cobrança coerciva será posto em prática a partir do último trimestre do ano.

O sistema informático que permitirá implantar aquele processo já “deve estar instalado em todos os hospitais nas próximas semanas”, revela o DN.

Este desenvolvimento tecnológico vai permitir a emissão de uma referência Multibanco para pagamento, quando a taxa moderadora não é paga na hora, e o envio desses dados para o Fisco para se proceder à cobrança coerciva, quando o pagamento não seja feito nos prazos legais.

O sistema já está, actualmente, a funcionar no Centro Hospitalar do Alto Ave, a título experimental, e “já ajudou a cobrar oito mil euros em taxas moderadoras“, realça o jornal.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem tenha de vencimento mais de 600 euro, note-se vencimento e não rendimento liquido tem que pagar taxas moderadoras, para episodios pontuais até que não é descabido, mas quem tenha problemas de saude sérios e que por vezes tem que recorrer aos hospitais 4 a 5 vezes por mes porque o serviço de saude familiar não funciona, estamos a falar entre taxas e comparticipações em diagnostico em cerca de 200 euros mes, portanto mais vale de uma vez por todas dizer que o serviço de saúde está disponivel para quem tem dinheiro os outros, é melhor que morram porque são um peso na sociedade, independentemente de terem descontado mais de 40 anos e suportar reformas integrais de quem trabalhou 15 e que não precisa do SNS porque tem serviços de saude gratuitos pagos com o erario publico, portanto há que executar os bandidos que não pagam as taxas para que as elites possam beneficiar dos serviços gratuitos, e se estão a dar tanta despesa o melhor é que morram. Isto vai ter custos sociais oh lá se vai.

  2. Governo 3º mundista! Precisa de trocos para as festas de 300 mil euros !! Não se esqueçam de pedir ao PPC o pagamento da dívida, a tal esquecida, a tal que ele só pagou metade! Nunca mais acaba esta deliquência governativa!

RESPONDER

O oxigénio em Marte está a comportar-se de forma misteriosa (e não se sabe porquê)

Depois do mistério do metano de Marte que aparecia e reaparecia, agora, os níveis de oxigénio no Planeta Vermelho têm estado a subir e a descer na cratera Gale em quantidades que não encaixam em …

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …