Clubes adiam regresso do Gil Vicente à I Liga

A Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional adiou, em votação apoiada por larga maioria dos clubes, a possibilidade de integração do Gil Vicente na I Liga e um eventual alargamento em 2016/17.

Segundo o presidente da Assembleia Geral, Mário Costa, foi retirado, por proposta da direção da LPFP, o ponto de trabalho que previa o regresso da equipa de Barcelos ao escalão principal, assim como a alteração do seu quadro competitivo.

Esta decisão terá motivado o presidente do Gil Vicente, António Fiúza, a abandonar os trabalhos antes do seu final. Segundo a TSF, o dirigente sente-se “traído pela direção da Liga”.

“Acho que esta direção, depois do que fez, não tem condições para continuar à frente dos destinos da Liga”, afirmou.

O presidente deixou também uma ameaça, considerando que “daqui para a frente é a Liga que tem de indemnizar o Gil Vicente” caso a equipa continue no segundo escalão.

Mário Costa, que falou após o termo dos trabalhos, deu a entender que o assunto só voltará à esfera decisiva dos clubes “depois transitar em julgado a sentença do Tribunal Administrativo de Lisboa”, que anulou a decisão que há dez anos relegou os gilistas para a II Liga ou, então, se o Belenenses recuar na decisão de recorrer da mesma, o que, também hoje, o seu presidente, Rui Pedro Soares, fez questão de reafirmar.

Recorde-se que a sessão extraordinária que hoje decorreu na sede da LPFP, no Porto, tinha como um dos pontos de trabalho a promoção da equipa de Barcelos, em “cumprimento da decisão proferida pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, no âmbito do processo comummente designado Caso Mateus“.

Porém, após reunião da direção do organismo presidido por Pedro Proença, ainda da parte da manhã, os clubes que a integram – FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Freamunde -, assim como o representante da Federação Portuguesa de Futebol, decidiram deixar à consideração de todos os associados a retirada do ponto principal do dia.

No universo de 47 votos presenciais, 37 aprovaram a proposta da direção da LPFP, num claro recuo quanto à intenção de integração do Gil Vicente e consequente alargamento da I Liga, embora os cenários dessa possibilidade tenham sido debatidos, para o caso de o processo necessitar de celeridade, conforme o próprio presidente da AG admitiu.

Rui Pedro Soares, presidente do Belenenses, o último a sair do encontro de hoje, reafirmou a intenção de recorrer da sentença do tribunal lisboeta, “em defesa dos interesses do clube e na defesa da honra dos seus antigos dirigentes”, conforme disse aos jornalistas.

A 06 de junho, após notificada pelo tribunal, a Federação Portuguesa de Futebol recomendou à Liga que levasse “a cabo os atos necessários à integração” do Gil Vicente no principal campeonato, “no mais curto espaço de tempo possível”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …