Clubes adiam regresso do Gil Vicente à I Liga

A Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional adiou, em votação apoiada por larga maioria dos clubes, a possibilidade de integração do Gil Vicente na I Liga e um eventual alargamento em 2016/17.

Segundo o presidente da Assembleia Geral, Mário Costa, foi retirado, por proposta da direção da LPFP, o ponto de trabalho que previa o regresso da equipa de Barcelos ao escalão principal, assim como a alteração do seu quadro competitivo.

Esta decisão terá motivado o presidente do Gil Vicente, António Fiúza, a abandonar os trabalhos antes do seu final. Segundo a TSF, o dirigente sente-se “traído pela direção da Liga”.

“Acho que esta direção, depois do que fez, não tem condições para continuar à frente dos destinos da Liga”, afirmou.

O presidente deixou também uma ameaça, considerando que “daqui para a frente é a Liga que tem de indemnizar o Gil Vicente” caso a equipa continue no segundo escalão.

Mário Costa, que falou após o termo dos trabalhos, deu a entender que o assunto só voltará à esfera decisiva dos clubes “depois transitar em julgado a sentença do Tribunal Administrativo de Lisboa”, que anulou a decisão que há dez anos relegou os gilistas para a II Liga ou, então, se o Belenenses recuar na decisão de recorrer da mesma, o que, também hoje, o seu presidente, Rui Pedro Soares, fez questão de reafirmar.

Recorde-se que a sessão extraordinária que hoje decorreu na sede da LPFP, no Porto, tinha como um dos pontos de trabalho a promoção da equipa de Barcelos, em “cumprimento da decisão proferida pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, no âmbito do processo comummente designado Caso Mateus“.

Porém, após reunião da direção do organismo presidido por Pedro Proença, ainda da parte da manhã, os clubes que a integram – FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Freamunde -, assim como o representante da Federação Portuguesa de Futebol, decidiram deixar à consideração de todos os associados a retirada do ponto principal do dia.

No universo de 47 votos presenciais, 37 aprovaram a proposta da direção da LPFP, num claro recuo quanto à intenção de integração do Gil Vicente e consequente alargamento da I Liga, embora os cenários dessa possibilidade tenham sido debatidos, para o caso de o processo necessitar de celeridade, conforme o próprio presidente da AG admitiu.

Rui Pedro Soares, presidente do Belenenses, o último a sair do encontro de hoje, reafirmou a intenção de recorrer da sentença do tribunal lisboeta, “em defesa dos interesses do clube e na defesa da honra dos seus antigos dirigentes”, conforme disse aos jornalistas.

A 06 de junho, após notificada pelo tribunal, a Federação Portuguesa de Futebol recomendou à Liga que levasse “a cabo os atos necessários à integração” do Gil Vicente no principal campeonato, “no mais curto espaço de tempo possível”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …