Clubes adiam regresso do Gil Vicente à I Liga

A Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional adiou, em votação apoiada por larga maioria dos clubes, a possibilidade de integração do Gil Vicente na I Liga e um eventual alargamento em 2016/17.

Segundo o presidente da Assembleia Geral, Mário Costa, foi retirado, por proposta da direção da LPFP, o ponto de trabalho que previa o regresso da equipa de Barcelos ao escalão principal, assim como a alteração do seu quadro competitivo.

Esta decisão terá motivado o presidente do Gil Vicente, António Fiúza, a abandonar os trabalhos antes do seu final. Segundo a TSF, o dirigente sente-se “traído pela direção da Liga”.

“Acho que esta direção, depois do que fez, não tem condições para continuar à frente dos destinos da Liga”, afirmou.

O presidente deixou também uma ameaça, considerando que “daqui para a frente é a Liga que tem de indemnizar o Gil Vicente” caso a equipa continue no segundo escalão.

Mário Costa, que falou após o termo dos trabalhos, deu a entender que o assunto só voltará à esfera decisiva dos clubes “depois transitar em julgado a sentença do Tribunal Administrativo de Lisboa”, que anulou a decisão que há dez anos relegou os gilistas para a II Liga ou, então, se o Belenenses recuar na decisão de recorrer da mesma, o que, também hoje, o seu presidente, Rui Pedro Soares, fez questão de reafirmar.

Recorde-se que a sessão extraordinária que hoje decorreu na sede da LPFP, no Porto, tinha como um dos pontos de trabalho a promoção da equipa de Barcelos, em “cumprimento da decisão proferida pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, no âmbito do processo comummente designado Caso Mateus“.

Porém, após reunião da direção do organismo presidido por Pedro Proença, ainda da parte da manhã, os clubes que a integram – FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Freamunde -, assim como o representante da Federação Portuguesa de Futebol, decidiram deixar à consideração de todos os associados a retirada do ponto principal do dia.

No universo de 47 votos presenciais, 37 aprovaram a proposta da direção da LPFP, num claro recuo quanto à intenção de integração do Gil Vicente e consequente alargamento da I Liga, embora os cenários dessa possibilidade tenham sido debatidos, para o caso de o processo necessitar de celeridade, conforme o próprio presidente da AG admitiu.

Rui Pedro Soares, presidente do Belenenses, o último a sair do encontro de hoje, reafirmou a intenção de recorrer da sentença do tribunal lisboeta, “em defesa dos interesses do clube e na defesa da honra dos seus antigos dirigentes”, conforme disse aos jornalistas.

A 06 de junho, após notificada pelo tribunal, a Federação Portuguesa de Futebol recomendou à Liga que levasse “a cabo os atos necessários à integração” do Gil Vicente no principal campeonato, “no mais curto espaço de tempo possível”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …