Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

uni-frankfurt.de / Sven Grundmann et al

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado – são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas.

O processo físico cuja duração foi medida como a mais curta de sempre consistiu na passagem de luz através de uma molécula de hidrogénio composta por dois átomos.

Em comunicado divulgado esta semana e citado pela emissora Russia Today, a universidade recorda que o químico egípcio Ahmed Zewail recebeu o Prémio Nobel em 1999 por medir a velocidade a que as moléculas vibram.

Flashes ultra-curtos de laser permitiram que o cientista egípcio fundasse o ramo da físico-química batizado de Femtoquímica, que media processos como a formação e quebra de ligações químicas, fenómenos que acontecem em mil milionésimas partes de segundo.

Agora, o novo procedimento experimental adicionou seis zeros à fração decimal, estabelecendo que uma partícula de luz, isto é, um fotão, precisa de muito menos tempos para cruzar uma estrutura molecular muito simples.

Foram, especificamente, 247 zeptosegundos.

Um zeptosegundo, esclarece a revista Vice, é igual a um trilionésimo de bilionésimo de segundo, tornando-o uma das menores unidades de tempo até conhecidas pela Ciência.

“O comprimento da molécula de hidrogénio já era conhecido, assim como a velocidade da luz (…) Por isso, pode simplesmente calcular-se que levar 247 zeptosegundos para um fotão passar através de uma molécula”, disse Sven Grundmann, líder da invetsigação, citado pela revista norte-americana Vice.

E acrescentou ainda: “Este período de tempo nunca foi medido anteriormente porque não existia um relógio adequado. A nossa medição registou o menor período de tempo de todos os tempos até agora medido”.

A medição surgiu na sequência de uma investigação da equipa sobre a fotoionização, descrita como “um dos processos mais fundamentais causados pela interação luz-matéria” no novo artigo publicado pela equipa nesta quinta-feira na revista científica Science.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …

Há círculos fantasmagóricos nunca antes vistos no céu (e os astrónomos não sabem o que são)

Em setembro de 2019, uma equipa de investigadores fez uma apresentação sobre objetos interessantes encontrados em novos dados radioastronómicos. Esses objeto tinham formas muito estranhas que não cabiam facilmente em nenhum tipo de conceito conhecido. A …