Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

uni-frankfurt.de / Sven Grundmann et al

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado – são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas.

O processo físico cuja duração foi medida como a mais curta de sempre consistiu na passagem de luz através de uma molécula de hidrogénio composta por dois átomos.

Em comunicado divulgado esta semana e citado pela emissora Russia Today, a universidade recorda que o químico egípcio Ahmed Zewail recebeu o Prémio Nobel em 1999 por medir a velocidade a que as moléculas vibram.

Flashes ultra-curtos de laser permitiram que o cientista egípcio fundasse o ramo da físico-química batizado de Femtoquímica, que media processos como a formação e quebra de ligações químicas, fenómenos que acontecem em mil milionésimas partes de segundo.

Agora, o novo procedimento experimental adicionou seis zeros à fração decimal, estabelecendo que uma partícula de luz, isto é, um fotão, precisa de muito menos tempos para cruzar uma estrutura molecular muito simples.

Foram, especificamente, 247 zeptosegundos.

Um zeptosegundo, esclarece a revista Vice, é igual a um trilionésimo de bilionésimo de segundo, tornando-o uma das menores unidades de tempo até conhecidas pela Ciência.

“O comprimento da molécula de hidrogénio já era conhecido, assim como a velocidade da luz (…) Por isso, pode simplesmente calcular-se que levar 247 zeptosegundos para um fotão passar através de uma molécula”, disse Sven Grundmann, líder da invetsigação, citado pela revista norte-americana Vice.

E acrescentou ainda: “Este período de tempo nunca foi medido anteriormente porque não existia um relógio adequado. A nossa medição registou o menor período de tempo de todos os tempos até agora medido”.

A medição surgiu na sequência de uma investigação da equipa sobre a fotoionização, descrita como “um dos processos mais fundamentais causados pela interação luz-matéria” no novo artigo publicado pela equipa nesta quinta-feira na revista científica Science.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …