//

Cientistas criam material de “auto-reparação” mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e com a capacidade de se “auto-curar” se partir.

Cientistas de todo o mundo tentam criar, há décadas, um produto que se possa restaurar a si próprio. No entanto, todas as soluções encontradas até ao momento eram feitas de materiais macios, opacos e desadequados para aplicações robustas, escreve o Interesting Engineering.

Agora, investigadores do IISER, juntamente com o Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), decidiram concentrar-se no desenvolvimento de algo mais rígido do que o material convencional de auto-reparação.

Para isso, a equipa utilizou um material orgânico piezoelétrico — que converte energia mecânica em energia elétrica e vice-versa — para fazer cristais em forma de agulha que não têm mais de 2 milímetros de comprimento ou 0,2 milímetros de largura.

De acordo com os resultados experimentais, publicados na revista Science, desenvolveu-se uma forte força atrativa entre duas superfícies, causada pela sua disposição molecular nesses cristais. Assim, sempre que ocorria uma fratura, as forças atrativas voltavam a unir as peças, sem necessidade de um estímulo externo como o calor ou outros que a maioria dos materiais “auto-curativos” precisariam.

“O nosso material de auto-reparação é dez vezes mais duro que outros e tem uma estrutura cristalina interna bem ordenada, que é favorecida na maioria das aplicações eletrónicas e óticas”, disse a investigadora principal Chilla Malla Reddy, professora do IISER.

“Posso imaginar aplicações para um dispositivo de uso diário”, disse Bhanu Bhushan Khatua, membro da equipa do IIT, citado pelo The Telegraph India.

“Tais materiais podem ser utilizados para ecrãs de telemóveis que se repararão se caírem e desenvolverem fissuras”, continuou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.