Cientistas criam material de “auto-reparação” mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e com a capacidade de se “auto-curar” se partir.

Cientistas de todo o mundo tentam criar, há décadas, um produto que se possa restaurar a si próprio. No entanto, todas as soluções encontradas até ao momento eram feitas de materiais macios, opacos e desadequados para aplicações robustas, escreve o Interesting Engineering.

Agora, investigadores do IISER, juntamente com o Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), decidiram concentrar-se no desenvolvimento de algo mais rígido do que o material convencional de auto-reparação.

Para isso, a equipa utilizou um material orgânico piezoelétrico — que converte energia mecânica em energia elétrica e vice-versa — para fazer cristais em forma de agulha que não têm mais de 2 milímetros de comprimento ou 0,2 milímetros de largura.

De acordo com os resultados experimentais, publicados na revista Science, desenvolveu-se uma forte força atrativa entre duas superfícies, causada pela sua disposição molecular nesses cristais. Assim, sempre que ocorria uma fratura, as forças atrativas voltavam a unir as peças, sem necessidade de um estímulo externo como o calor ou outros que a maioria dos materiais “auto-curativos” precisariam.

“O nosso material de auto-reparação é dez vezes mais duro que outros e tem uma estrutura cristalina interna bem ordenada, que é favorecida na maioria das aplicações eletrónicas e óticas”, disse a investigadora principal Chilla Malla Reddy, professora do IISER.

“Posso imaginar aplicações para um dispositivo de uso diário”, disse Bhanu Bhushan Khatua, membro da equipa do IIT, citado pelo The Telegraph India.

“Tais materiais podem ser utilizados para ecrãs de telemóveis que se repararão se caírem e desenvolverem fissuras”, continuou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal já devia ter começado "a retirar pessoas" de zonas costeiras (e as Torres de Ofir deviam ser "demolidas")

O avanço da água do mar e o défice sedimentar tornam difícil a vida na linha costeira e no Norte de Portugal, há zonas onde já se devia ter começado a realojar pessoas, defendem alguns …

Mulher diz ter sido violada por funcionário da ONU. Investigadores questionam a quantidade de álcool que ingeriu

Uma funcionária de uma Organização Não-Governamental (ONG) disse ter sido violada por um especialista em comunicações do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), após uma festa num hotel em Bagdade, no Iraque, em 2016. Segundo um …

Turismo recupera no verão à boleia dos residentes

Apesar das tendências de retoma, os números de 2021 ficam aquém dos de 2019. O setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho, aumentos de 59,6% e 71,9%, …

Escola japonesa verifica a roupa interior dos alunos - e quem não cumprir as regras é punido

Uma escola japonesa ficou no centro de uma polémica depois de ter vindo a público que obrigava os seus alunos a mostrar a roupa íntima. O diretor já fez um pedido de desculpas. Os alunos do …

José Eduardo dos Santos regressa a Luanda após dois anos em Barcelona

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressa esta terça-feira à tarde a Luanda, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona, Espanha, confirmou à agência Lusa fonte do Executivo. Segundo a mesma fonte, …

Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos. 26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em …

"Não é altura para conjeturas nem debates internos", avisa direção de Rio

"Não é a altura para conjeturas, nem para debates internos sobre o futuro do PSD", afirmou a comissão permanente do PSD esta segunda-feira, num comunicado aos militantes sobre as eleições autárquicas. De acordo com o Público, …

Khalid, a "amostra de Cantona", expulso depois de ser substituído

Avançado do Le Havre protagonizou um momento pouco visto no futebol atual. Foi encontrar-se com um adepto, ao sair do relvado. O momento invulgar foi este: L’embrouille de Boutaïb avec un supporter du HAC 🙃 pic.twitter.com/WOEKLGA5Ew — Petit …

A fazer contas com o regresso às aulas? Saiba como conseguir poupar algum dinheiro

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas Todos sabemos que o regresso …

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …