Cientistas explicam como o tórrido Mercúrio pode manter glaciares

Uma equipa de investigadores das universidades de Maine e Brown, nos Estados Unidos, modelou os processos que levaram à glaciação dos pólos com crateras de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.

O estudo concentrou-se na acumulação e no fluxo de gelo existente em Mercúrio, com depósitos localizados em crateras permanentemente sombreadas perto dos pólos e visíveis a partir de um radar baseado na Terra. Estes dados foram posteriormente comparados com os depósitos glaciais existentes na Terra e em Marte.

As descobertas, publicadas esta semana na revista Icarus, contribuem para compreender como é que as acumulações de gelo em Mercúrio – que se estima ter menos de 50 milhões de anos e até 50 metros de espessura em alguns pontos – podem ter mudado ao longo do tempo. Mudanças registadas nas folhas de gelo servem como indicadores climáticos.

Tal como a Lua, Mercúrio não tem uma atmosfera que produz neve ou gelo que possa explicar os seus glaciares. As simulações da equipa liderada por James Fastook, cientista do Instituto de Mudanças Climáticas da Universidade do Maine, sugerem que o gelo existente no planeta foi depositado, provavelmente como resultado de um cometa rico em água ou então devido a outro evento de impacto. 

Depois do fenómeno de deposição, Mercúrio permaneceu estável, com pouca ou nenhuma velocidade de fluxo de gelo. Apesar da enorme diferença temperatura registada entre os glaciares sombrios e as regiões adjacentes iluminadas pelo Sol, os cientistas acreditam que seja este o motivo que mantém os glaciares no tórrido planeta.

Uma das principais ferramentas científicas utilizadas pela equipa foi o UMISM (Modelo de Lençol de Gelo da Universidade do Maine), desenvolvido para reconstruir a forma e o contorno das camadas de gelo passadas e presentes na Terra e em Marte, tendo os resultados sido publicados em 2002 e 2008, respetivamente.

“Esperamos que os depósitos [em Mercúrio] sejam limitados, e que estes sejam basicamente depósitos estacionários e estagnados, refletindo a extrema eficiência do mecanismo de captura polar”, explicam os cientistas em comunicado.

ZAP ZAP // EuropaPress

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …